Sobre cultura e lazer


Publicado em 16 de outubro de 2020

A área de cultura é importante para a cidade, movimenta os trabalhadores do setor (músicos, empresas que alugam estrutura etc.) e proporciona momentos de lazer para pessoas que, após o trabalho, podem desfrutar de um show, uma peça de teatro ou uma aula cultural, por exemplo.

Iracemápolis teve bons momentos na cultura ao longo dos tempos, e outros não tão bons assim.

Até hoje se comenta dos “anos de ouro”, entre 2005 e 2012, quando foi criado o CEAC e com isso dezenas de cursos de artes, quando a Praça recebia artistas renomados, como Paralamas do Sucesso e Sérgio Reis, quando foram lançados livros de poetas da cidade, quando exposições de telas e outros trabalhos artísticos eram rotina. Também nessa época, a prefeitura trouxe o Projeto Guri, um premiado projeto com aulas gratuitas de música para crianças, e montou um grupo de teatro que levou adolescentes da cidade a vencerem prêmios até mesmo em outros estados.

Passada essa fase, por motivos diversos, a produção cultural despencou. Mas ainda assim a cidade teve uma conquista: graças ao empenho da iniciativa privada, o antigo cinema foi reformado, transformando-se num Teatro muito bonito.

A prefeitura esforçou-se em movimentá-lo. Nesse ponto, a atual administração de Fábio Zuza, iniciada em 2017, tem méritos. Foi Zuza quem conseguiu uma parceria de sucesso com a empresa ArcelorMittal para trazer peças gratuitas de teatro à população. Foram dezenas delas através da parceria, interrompida em 2020 por causa do coronavírus.

Mas o maior mérito da atual administração nessa área é a revitalização do Centro de Lazer. Fábio Zuza pegou o cartão postal abandonado e em 4 anos deu nova vida ao local. Entre as obras realizadas, estão troca de alambrados por gradis, recape da pista de cooper, recape da frente do Ginásio e limpeza da lagoa dos patos, tornando possível a volta dos pedalinhos. Também ficou pronto um novo sistema de iluminação, que deixa o parque mais bonito e traz economia de energia, e foi reformado o salão de eventos, com novo palco, camarim, forro, caixa d’água e pintura, além da troca da iluminação por LED.

O que o novo gestor (a) fará na área cultural para a cidade? É uma pergunta para você, leitor e leitora, fazer aos candidatos quando vierem pedir o seu voto.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.