Sobre o transporte público


Publicado em 11 de abril de 2014

Dizem alguns pesquisadores e apoiadores de um trânsito mais limpo, que um país bem desenvolvido e rico não é aquele em que todos têm carros e, sim, aquele em todos podem utilizar o transporte público.

São muitos os apelos para que as pessoas usem ônibus e outros meios públicos no Brasil, mas, além de apelos, o que tem sido feito em prol daqueles que querem ou precisam usá-los?

São muitas as reclamações sobre o transporte, seja aqui em Iracemápolis ou em outras partes do Brasil. São ônibus lotados em determinados horários, pessoas em pé e sem segurança e até casos de abuso como o que tem sido anunciado sobre o metrô em São Paulo onde mulheres são surpreendidas por homens mal intencionados que se aproximam delas. Assim, qual a motivação de optar por esse tipo de transporte? Realmente, hoje, só utiliza esse meio quem precisa ou consegue superar tudo isso.

Desta forma, há cada vez mais carros nas ruas, mais trânsito parado, demora e também maior poluição. Falta e falta ainda muito investimento no transporte público. Falta olhar com mais atenção às pessoas que utilizam esses meios e isso não é só aqui.

É justo uma pessoa que vai em pé, imprensada no corredor de um ônibus, sem a menor segurança pagar a mesma tarifa de quem conseguiu, por sorte, se sentar e ter o mínimo de conforto? Cabe a reflexão aos usuários, às empresas e ao poder público.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.