Sucen identifica riscos de febre maculosa na mata ciliar de Iracemápolis

Prefeitura foi notificada para realizar ações de vigilância e controle. Recentemente, dois jovens da cidade morreram ao contrair a doença


Publicado em 11 de julho de 2015

"Amblyomma cajennense", conhecido como "carrapato estrela" (Foto: Jaqueline Matias)

“Amblyomma cajennense”, conhecido como “carrapato estrela” (Foto: Jaqueline Matias)

A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) identificou riscos de contaminação por febre maculosa na mata ciliar de Iracemápolis, às margens da rodovia que liga a cidade a Limeira.

Durante a vistoria do órgão estadual, foram encontradas espécies do carrapato estrela, transmissor da doença. A Prefeitura foi notificada para realizar ações de vigilância e controle.

Em nota à Imprensa, a administração pública informou que colocou placas para alertar a população dos riscos de contaminação. Agora, com as novas recomendações da Sucen, outras ações de combate devem ser tomadas, como dedetização e limpeza da área.

Na mídia

A imprensa da região repercutiu o caso. Ao GI, portal da Globo, a Prefeitura disse que a mata onde a Sucen encontrou os riscos de febre maculosa é particular e pertence à Usina, o que dificulta que a Vigilância Epidemiológica faça o combate à doença. A administração confirmou a existência de capivaras no local, hospedeiras do carrapato.

Mortes pela doença

A Secretaria de Saúde da cidade confirmou que a morte de um jovem de 22 anos, ocorrida em março, foi em decorrência da febre maculosa.

“Foram feitos três exames no Instituto Adolfo Lutz. Todos apontaram que a morte foi por febre maculosa”, disse o secretário da pasta, João Renato Alves Pereira.

Em novembro de 2014, outro morador da cidade morreu vítima da doença, após ir pescar em Piracicaba.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.