Taxímetros da cidade passam por aferição


Publicado em 31 de janeiro de 2020
Equipamento deve ficar em local visível no táxi para acompanhamento do usuário (Foto: Divulgação)

Equipamento deve ficar em local visível no táxi para acompanhamento do usuário (Foto: Divulgação)

Com a publicação de um decreto da Prefeitura que regulamenta a atuação de taxistas em Iracemápolis, profissionais do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado) estiveram no município na quinta-feira (23) para fazer um trabalho de aferição dos taxímetros.

Durante toda uma tarde, foram realizados testes para verificar os registros do valor da corrida, analisando se estão em conformidade com a distância percorrida, seguindo normas definidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Também foram observadas condições gerais do veículo e outras questões relativas ao exercício da profissão.

Com o decreto da Prefeitura, a partir de agora, para a atuação profissional em Iracemápolis, é obrigatório ao taxista possuir o veículo em acordo com a legislação, que normaliza documentações e condições de trabalho.

POPULAÇÃO GANHA

Em nota à imprensa, a Prefeitura informou que a verificação do taxímetro é importante para assegurar a legalidade da atuação profissional e é benéfica tanto para taxistas quanto para usuários.

Para o passageiro, a verificação garante a veracidade do valor que está sendo cobrado no taxímetro e para o taxista elimina o uso de tabela de preços, assegurando maior confiança ao serviço prestado.

Por isso, a importância de a população conferir se há dentro do táxi o lacre que comprova que o veículo passou pela verificação.

A orientação é que o consumidor se atente ao lacre do Inmetro instalado no taxímetro, uma fita na cor amarela, que atesta que o carro está com o instrumento aferido para circulação.

É importante frisar que, para transitar, o táxi deve estar com o taxímetro em local visível para que o passageiro possa acompanhar as marcações.

Por fim, a Prefeitura informou que 8 taxistas compareceram para aferição.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.