Tempo quente e chuvoso favorece escorpiões


Publicado em 18 de dezembro de 2020
Escorpião amarelo é o mais recorrente; Coordenadoria de Saúde orienta sobre o assunto (Imagem ilustrativa)

Escorpião amarelo é o mais recorrente; Coordenadoria
de Saúde orienta sobre o assunto (Imagem ilustrativa)

O tempo quente e úmido é propício para a proliferação de escorpiões. O alerta é dado pela diretora de Vigilâncias em Saúde de Iracemápolis, Eliane Raetano.

A profissional explica que nesta época a atenção e os cuidados devem ser redobrados para evitar riscos maiores à saúde.

“O aparecimento de escorpiões nas casas aumenta muito nesta época, os aracnídeos saem de seus esconderijos em busca de refúgio, abrigo e lugar seco. Então aumenta o número de acidentes com escorpiões”, informa.

O escorpião é um aracnídeo que se adaptou bem ao ambiente urbano, fica entocado de dia e sai para caçar à noite. “O escorpião amarelo é o que tem mais presença e por isso causa mais acidentes. A picada pode acarretar sérios riscos à saúde e até matar, pois o veneno age no sistema nervoso”, detalha.

CUIDADOS IMPORTANTES

Algumas espécies de escorpiões têm expectativa de vida de até 10 anos. Para evitar a presença deles em casa, é preciso tomar alguns cuidados.

As principais dicas são: manter o ambiente da casa sempre limpo e fazer manutenção na caixa de esgoto e na caixa de gordura, manter ralos fechados, pois na maioria das vezes é por onde o escorpião entra, vedar buracos e vãos, utilizar telas de proteção e manter o quintal sempre com a grama aparada.

Também é importante não acumular restos de materiais de construção, que podem servir de abrigo. Pilhas de madeira, cercas, tijolos, ferros velhos e entulhos também são os locais prediletos dos escorpiões.

CUIDADO COM BARATAS

Como o escorpião se alimenta de baratas, é bom evitar o surgimento delas mantendo o ambiente limpo.

Algumas atitudes simples podem evitar os riscos de picada. Cuidados como sacudir camisas, calças e sapatos antes de usar ajudam a diminuir os riscos.

No caso de acidente, procurar imediatamente o Pronto Socorro. Mais informações na Vigilância em Saúde: 3456 3555.

REPASSE DA DEDETIZAÇÃO

A Prefeitura termina nesta sexta-feira (11) o repasse da dedetização dos bueiros de Iracemápolis. A ação tem efeito imediato sobre baratas, ratos, aranhas e escorpiões, auxiliando no controle de pragas, e não prejudica a saúde humana e nem a de animais domésticos, como cães e gatos.

O trabalho é feito em todos os bairros. É possível que algumas baratas, desorientadas, escapem na rua durante a aplicação do veneno.

Todo produto utilizado no serviço é aprovado por órgãos competentes e a empresa contratada tem autorização ambiental para o combate de pragas urbanas.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.