A terceirização dos filhos


Publicado em 7 de março de 2014

Para iniciar a reflexão deste tema, uma simples pergunta: de quem é a responsabilidade pelos filhos? A resposta é imediata e pode até ser unanime: “Dos pais, seus responsáveis!” Mas… dos pais, mesmo neste mundo moderno?

Observando os novos modelos de família, não se pode falar em educação das crianças sem considerar que muitos avós, padrastos, madrastas, parentes, acabam assumindo esta função. Por isso neste texto, serão considerados os responsáveis e não necessariamente os genitores.

Acompanhando a realidade dessas famílias, é possível perceber que parte dos responsáveis está terceirizando a educação de seus filhos, talvez até sem se dar conta disso, já que acabam sendo “engolidos” pelas tarefas cotidianas e pelas próprias exigências que o papel lhes impõe. Muitas vezes falta-lhes tempo ou habilidades parentais; precisam garantir o sustento da família, e a educação e o aprendizado dos filhos se tornam responsabilidades de outras pessoas. Convenhamos, é uma batalha diária!

O que nos preocupa, no entanto, é encontrar uma grande parcela de responsáveis que acreditam que a escola, os avós, tios ou até mesmo a convivência com outras crianças darão conta de ensinar tudo o que os pequenos precisam para uma boa convivência social: as “palavrinhas mágicas”, aprender a dividir, treino do toalete, seguimento de regras, relacionamento interpessoal, boa alimentação, estabelecimento de limites.

Para falar a verdade, estes “terceiros” podem até dar conta do recado. E é aí que os pais/responsáveis perdem o espaço precioso da relação com as crianças: vínculos de afeto, respeito e autoridade, transmissão de valores e referências… ficam à margem do desenvolvimento dos seus filhos, desperdiçando momentos únicos que não terão volta.

A escola tem suas funções, promover a socialização, transmitir o conhecimento formal, formar cidadãos… Os avós, já educaram seus filhos e não têm mais essas responsabilidades (e eles sabem disso), por isso dificilmente farão como os pais desejam.

O espaço vazio há que ser preenchido pela presença, pelas referências e valores que só podem ser transmitidos dentro de casa… Portanto, caros responsáveis, não há como fugir! Mesmo que seja após um longo e cansativo dia de trabalho a criança precisa e conta com você para seu crescimento e desenvolvimento!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.