Todos os lados das Eleições


Publicado em 29 de agosto de 2014

Ai meu Deus, lá vêm eles de novo! Lá vêm eles de novo! Leitores (as) as eleições estão chegando. Falta praticamente um mês para mais uma vez fazermos valer a democracia. A palavra eleição segundo os dicionários tem o significado de preferência, predileção. E através do ato do voto elegemos os nossos candidatos. Nessa época é comum ouvir discursos dos mais variados, das diversas alas sociais. Tem o discurso do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que organiza as eleições, dos pretendentes a um cargo político e do cidadão comum, ou seja, o eleitor. Nessa salada somos obrigados a ouvir e ver de tudo um pouco.

O TSE trabalha campanhas de conscientização e cidadania, divulgadas na imprensa. Ele tenta convencer o povo de que o ato de votar é extremamente importante para se fazer valer a democracia. O órgão conclama as pessoas para que façam um voto consciente. Não entendo das leis que regem as eleições mas julgo no mínimo como estranho, já que o TSE preza pela seriedade do pleito eleitoral, permitir que candidatos vão para as ruas, rádios e televisões, fazerem do momento eleitoral um verdadeiro circo. Usam e abusam de artifícios de entretenimento para se exibir e pegar carona no descaso político, muitas vezes se dando muito bem, como já visto e agora repetido pelos “tiriricas da vida”. Fico indignado com tanta bestialidade. Sinto-me diminuido perante os órgãos competentes que me parecem, são coniventes com a enxurrada de bobagens vomitadas para o cidadão num momento em que deveríamos estar discutindo os problemas da nação. Em nome da democracia é permitido esse tipo de campanha.

Obviamente não podemos generalizar. São muitos os candidatos que se propõe a demonstrar seus planos de ação.

Outros também obviamente, não passam de oportunistas que estão ali apenas interessados no bem próprio e nas “virtudes” que uma carreira política possa lhe apresentar. A população por sua vez dispara sua metralhadora para todos os lados. Existem pessoas que sabem refletir seriamente sobre o momento e buscam formas de se instruir para tentar no mínimo votar acertadamente. Outros, e ai estão no mesmo saco os de direita, esquerda, centro, ficam se esbofeteando em redes sociais em discussões exdruxulas que não levam a nada. É perceptível o interesse próprio, do se fulano ganhar minha pele estará a salvo. Tem também pessoas totalmente desacreditadas da política que se acham bacanonas por votar por protesto ou em ninguém ou nos candidatos da pirotecnia e da palhaçada.

Política está em todo lugar. Somos políticos por essência. Precisamos é de uma reforma geral e o sistema político deveria ser prioridade. Quem sabe com um pouco mais de interesse da população a salada dos discursos tenha um pouco mais de coerência! Mas isso passa pela educação e voltamos no mesmo lugar.

conversa-afiada-todos-lados-das-eleicoes

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.