Trabalho social é compromisso com os mais necessitados


Publicado em 30 de outubro de 2020

O trabalho social é importante na busca por justiça e no acesso a direitos por parte da população em situação de vulnerabilidade. Por isso, bons programas sociais ajudam a minimizar desigualdades e a construir uma sociedade mais justa.

Iracemápolis tem retrospecto de boas atuações da prefeitura nessa área, ao longo dos anos, através de ações realizadas pela Promoção Social e pelo Fundo Social. Para deixar o assunto nos dias atuais, trazemos um panorama de como está a área atualmente.

Diversos programas estão funcionando na cidade e se tornaram ainda mais importantes neste período de pandemia de coronavírus, quando muitas famílias perderam renda e precisaram de ajuda.

Entre os destaques, está o fornecimento mensal de cestas básicas. Atualmente, são 170 famílias atendidas, a partir de critérios avaliados pela equipe de assistência social. A prefeitura também as fornece gratuitamente para gestantes, se houver necessidade.

Outro bom programa é o Viva Leite, com complemento alimentar para crianças de baixa renda em risco nutricional. A criança recebe 15 litros de leite por mês se for de família com renda mensal de até dois salários mínimos.

A prefeitura também tem o projeto Migrante para pessoas de baixa renda, para ida à cidade de origem em caráter de urgência (aquisição de passagens). A população conta também com auxílio funerário, uma ajuda para famílias em dificuldade financeira.

Em Iracemápolis, aposentados e pensionistas são isentos de IPTU, com a condição de que o proprietário tenha um único imóvel e more nele. É o IPTU Social, destinado a pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos. Recentemente, também passaram a usufruir do programa as pessoas com deficiência e os idosos inscritos no BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Outro bom programa é a Frente de Trabalho, para pessoas desempregadas, que recebem ajuda financeira em troca de serviços a setores públicos.

Para realizar os trabalhos da área, a prefeitura tem a Promoção Social, que conta com dois setores de apoio, o CRAS e o CREAS.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) cuida do Cadastro Único e do Bolsa Família, além de promover atividades sociais com diversos grupos. O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) faz atendimento em casos envolvendo crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência, idosos, LGBTQIA+ e outros segmentos vulneráveis.

Como ficará a área social nos próximos anos? Quais as propostas dos candidatos (as) à prefeitura? Você, leitor e leitora, pode conferir isso nas páginas desta edição.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.