Um iracemapolense no Chacrinha


Publicado em 29 de maio de 2015

Houve uma época em que havia poucos canais de TV. E, por isso, estar na telinha tinha um peso muito maior do que hoje. Significava virar assunto em tudo quanto é lugar. Afinal, não havia tantos meios de comunicação.

Na virada dos anos 60 para os 70, um iracemapolense passou um período indo a grandes programas. Isso, claro, lhe rendeu muitos elogios e até hoje muita gente se lembra. Trata-se do meu amigo Airton Nicolau.

Tudo começou quando, certo dia, ele tomou coragem e fez inscrição para participar do Programa do Bolinha, da extinta TV Excelsior. Foi em 1969. O quadro era gravado em São Paulo e ele chegou a pegar o primeiro lugar no concurso de calouros! Mas o auge mesmo foi em 71, quando foi ao Programa do Chacrinha, na Globo, e ficou em segundo lugar entre os concorrentes. As gravações eram no Rio de Janeiro e a viagem foi paga pela emissora, após fase classificatória em São Paulo. Curioso é que, nos dois programas, cantou a mesma música: “A tua voz”, de Agnaldo Rayol. Fora esses, os mais famosos, esteve em vários outros de TV e rádio, sobretudo na região de Campinas.

Airton tem uma carreira brilhante em bancos. Trabalhou no Comind, onde entrou escriturário e saiu gerente, no Bamerindus e no BCN. Mas, mesmo com a rotina corrida das agências, nunca deixou de lado a paixão pela música. E sempre deu um jeito de apresentar seu repertório de canções românticas e italianas. Suas influências vão de tenores a cantores de MPB. Em especial, Agnaldo Rayol, Roberto Carlos, Pavarotti e Andrea Bocelli.

Hoje, já aposentado da vida bancária, continua dedicando tempo à música. É comum o vermos em restaurantes mostrando seu vozeirão e bom gosto.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.