Universitários desenvolvem projeto na área rural


Publicado em 28 de março de 2014
Universitários realizam ações com supervisão de profissionais (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Universitários realizam ações com supervisão de profissionais (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Estudantes de veterinária da Universidade Paulista (UNIP) Campinas iniciaram um trabalho de assistência veterinária a animais de grande porte na área rural do município de Iracemápolis. O projeto é realizado graças a uma parceria feita entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de Iracemápolis e tem a supervisão do professor Daniel Golcman e da médica veterinária Mariana M. Brunhara de Oliveira, responsável pelo Canil Municipal.

O projeto tem objetivo de atender pequenos produtores rurais da cidade auxiliando-os nas atividades pecuárias. Os produtores rurais recebem orientação sobre o controle de enfermidades infecto contagiosas, adoção de medidas preventivas sobre as doenças transmitidas ao homem (zoonoses), sugestões para aumentar a produtividade do rebanho e avaliações veterinárias em grandes animais.

O trabalho desenvolvido não gera nenhum custo aos produtores rurais. A prefeitura se encarrega do transporte dos técnicos e alunos até a propriedade e a universidade participa fornecendo mão de obra qualificada e o material utilizado durante as visitas técnicas.

Nesta semana, a equipe esteve numa propriedade rural onde prestaram atendimento e realizaram a vacinação antirrábica de 38 animais, entre equinos e bovinos. “Este trabalho é muito importante, pois, a raiva é considerada uma das zoonoses de maior importância em Saúde Pública, não só por sua evolução drástica e letal, como também por seu elevado custo social e econômico”, destacou a veterinária.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.