Valorização da mulher


Publicado em 24 de julho de 2020
Graziela Félix - Jornalista Instagram: @grazifelix

Graziela Félix – Jornalista
Instagram: @grazifelix

Nova Zelândia, Islândia, Alemanha, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Taiwan. O que esses países têm em comum além da pandemia do novo coronavírus que tem assolado o mundo? Todos são liderados por mulheres e estão servindo como exemplo para o restante do planeta mostrando como resolver um problema de forma assertiva.

Por outro lado, países como Estados Unidos e Brasil mostram o oposto. Curiosamente, esses dois países são comandados por homens que se orgulham em mostrar ao mundo a sua masculinidade tóxica.

A habilidade de lidar com problemas de forma assertiva é quase que inerente às mulheres. É só você pensar no filme da sua vida para comprovar isso. Quantas vezes você saiu para trabalhar, encontrou vários abacaxis para serem resolvidos durante o expediente e ao chegar em casa teve que ir sozinha para o fogão preparar o jantar, enquanto isso os filhos aguardavam sua atenção para fazer a lição de casa, o cachorro aguardava a comida, o quintal da casa aguardava tirar todo o cocô do cachorro enquanto seu marido ficava assistindo TV acompanhando as principais notícias do dia e, entre um intervalo e outro, gritava seu nome pedindo pra levar mais uma latinha?

Parece absurdo, né? Mas isso é uma cena corriqueira para muitas mulheres de norte a sul do país! E, por mais que as mulheres tenham mil e uma habilidades, eu te pergunto: é justo? Onde é que fica o companheirismo? A empatia? A igualdade?

Tem gente que é contra o movimento feminista porque afirma que essa igualdade existe. Confesso que faço um esforço tremendo para ver o mundo que essas pessoas enxergam, mas ele não existe!

Isso só ocorre porque somos herdeiros de um sistema patriarcal que valoriza o machismo e faz com que a mulher seja vista e tratada como objeto inferior ao homem.

E como mudar isso? Se rebelando? Não. O primeiro passo é descontruir o padrão machista que é tão naturalizado na nossa sociedade a ponto de muitas pessoas enxergarem a cena descrita acima como normal. E não é.

Para começarmos a desconstruir esses padrões, precisamos de mulheres empoderadas que reconheçam o seu valor e de homens que valorizem as mulheres que estão ao lado deles, compartilhando as tarefas domésticas, se colocando no lugar dela e, muitas vezes, sendo exemplo para outros amigos.

A gente sabe que, muitas vezes, quando o homem decide agir assim acaba virando motivo de chacota. E sabe porque isso ocorre? Pelo mesmíssimo motivo! Reflexo do machismo herdado do sistema patriarcal ao qual fomos submetidos.

Mas isso é conversa para o próximo mês.

Reflita e valorize a mulher que está ao seu lado!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.