Vereadores participam de seminário


Publicado em 4 de novembro de 2017

O CONSAB (Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Ambiental) realizou no dia 26 de outubro, em Cordeirópolis (SP), um seminário gratuito para discussão dos desafios impostos pela transferência da responsabilidade de gestão da iluminação pública aos municípios. O evento, aconteceu nas dependências da Câmara Municipal, com palestras de três profissionais de reconhecida atuação no setor de energia.

Em 31 de dezembro de 2014, a competência dos serviços de manutenção da iluminação das cidades brasileiras foi transferida das concessionárias às prefeituras por determinação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Desde então, os municípios de todo o país têm buscado soluções para se adequarem à nova resolução. No Estado de São Paulo, o CONSAB saiu na frente e se tornou pioneiro na gestão integrada desses serviços via consórcio.

O objetivo do seminário foi reunir prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores e moradores em uma roda de debate sobre ações que permitam o aprimoramento da gestão da iluminação pública pelos municípios, oferecendo a aos presentes a oportunidade de aprender sobre o assunto.

“Inovamos com a gestão coletiva por meio do consórcio e queremos levar essa experiência a outras cidades, além de propor um debate que permita a discussão de novas ideias e soluções inteligentes”, disse Fernando Fiori de Godoy, prefeito de Holambra (SP) e presidente do CONSAB

Os vereadores de Iracemápolis Clécimo Aparecido Lopes (PSD), Pedro Marcelo Franco de Campos (PV), Valdenito Gonçalves de Almeida (PT) e William Ricardo Mantz (PSD) estiveram presentes no seminário e trouxeram ideias para serem implantadas na cidade ou até que seja feito o consórcio com o CONSAB para que Iracemápolis também faça parte desse consórcio intermunicipal.

“Iluminação pública de qualidade traz segurança para a população, pois a cidade mais iluminada pode inibir os assaltos que vem ocorrendo em Iracemápolis. A minha ideia é implantar uma melhor iluminação nos bairros mais escuros com a iluminação em LED que são mais fortes deixando assim a cidade mais iluminada e condições para aderir esse consórcio nossa cidade tem com a taxa de iluminação pública que já e cobrada, claro que a devemos estudar a proposta para podermos aplicar, mas se for para a melhora da cidade e para o bem da população não mediremos esforços”, disse Pedrão do Noé.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.