Vigilância orienta sobre o procedimento em caso de encontrar animais silvestres


Publicado em 19 de novembro de 2021

A Prefeitura de Iracemápolis estabeleceu uma parceria para cuidado especializado de animais silvestres debilitados. O convênio é com o Núcleo da Floresta. O departamento de Vigilâncias em Saúde destaca orientações à população sobre como agir ao se deparar com esse tipo de animal.

Veja algumas perguntas e respostas sobre o tema:

Ao encontrar um animal silvestre ferido, para quem ligar?

Ao encontrar um animal silvestre debilitado, caso seja em horário comercial, o contato deve ser feito com o Canil Municipal pelo telefone 3456 – 4901. Caso seja fora do horário comercial, a GCM deve ser acionada pelo 3456-3965. A Guarda irá providenciar o encaminhamento.

Já houve algum encaminhamento ao Núcleo Floresta?

Sim, a equipe já levou ao local um filhote de coruja localizado debilitado por populares.

O município terá algum preparo para o resgate desses animais?

Sim, servidores do município serão escolhidos para passar um dia no Núcleo Floresta e aprender sobre o manejo adequado de animais silvestres.

Quais recomendações à população?

Ao localizar esse tipo de animal ferido, acionar o setor indicado e passar informações sobre o local. Não é recomendado que se manuseie sem o treinamento adequado, prejudica a reabilitação e soltura do animal, causando estresse. É importante não tentar tratar o ferimento sem o conhecimento adequado.

Como proceder em caso de encontrar filhotes?

Infelizmente é comum a retirada de filhotes do ninho. O primeiro passo é verificar se o animal realmente está órfão, pois os filhotes podem parecer perdidos e sozinhos enquanto aguardam o retorno dos pais enquanto buscam alimento.

Como identificar os sinais de que o animal precisa de atendimento? (Orientações da equipe do Núcleo da Floresta)

1º) Animal machucado ou debilitado, demonstrando incapacidade de sobrevivência. Exemplos: Animal atropelado, machucado, vítima de caça, queimado, doente, moribundo ou desorientado.

2º) Animal em mesmo ambiente que cães e gatos domésticos sem possibilidade de fuga. Exemplos: Animal preso em quintais ou residências com cães ou gatos;

3º) Animal sob maus tratos (Consultar Especialistas: Biólogos e Med. Veterinários). Exemplos: Animal sob posse humana Regular ou Irregular, em condições insalubres (falta de higiene, alimentação indevida ou deficiente, recinto impróprio, doente, machucado, subjugado);

4º) Filhotes órfãos (Realmente órfãos);

5º) Animal em local impróprio, indevido ou perigoso. Exemplos: Animal que invadiu residência, empresa, indústria ou que se encontra em local perigoso como rodovias, estradas, áreas de queimadas, entre outros.

Quais exemplos de animais silvestres comumente encontrados na cidade?

Alguns exemplos desses animais são: maritaca, coruja, gavião, urubu, cobra, sagui, gato-do-mato, cachorro-do-mato, capivara, paca, tucano e outros.

Os comentários estão desativados.