Você mistura rações diferentes para seu Pet?


Publicado em 26 de setembro de 2014

Tenho notado que muitos proprietários de cães e gatos têm o habito de misturar rações de diferentes marcas para alimentá-los. O que poucos sabem é que essa pratica além de desaconselhada pelos nutricionistas animais, pode trazer problemas ligados ao desbalanceamento nutricional da dieta.

Para desenvolver uma “receita” de ração, os profissionais utilizam diversos conceitos e formulas matemáticas que hoje em dia são facilitados por programas de computador específicos para formulação de rações.

Toda ração, por mais barata que seja, tem sua própria formulação e balanceamento de nutrientes. Isso garante que ao comer a quantidade recomendada na embalagem, esta ração supre todas as exigências dos animais.

Ao misturarmos duas rações diferentes, quebramos esse balanceamento e a partir daí não podemos garantir que a quantidade oferecida irá suprir corretamente a demanda por energia, proteínas, vitaminas e principalmente minerais.

O maior perigo é que animais com desequilíbrio nutricional se tornam mais susceptíveis a doenças do que animais que recebem uma dieta corretamente balanceada.

O ideal seria que cães e gatos comessem a mesma ração por toda a vida respeitando apenas as fases de crescimento, estado reprodutivo e períodos que exijam um aporte nutricional específico como acontece em casos de doenças, isto considerando que seja uma ração de qualidade, sem corantes, sem soja e com ingredientes de boa digestibilidade.

Por isso recomendamos um maior critério na escolha dos alimentos, procurando sempre um único alimento que ofereça o melhor a nossos animais.

Vale lembrar que o preço da ração deve ser determinado pela qualidade do ingrediente que é utilizado em sua “receita”, o que muitas vezes não ocorre e acabamos pagando mais pela marca do que pela qualidade.

Consulte um Zootecnista, ele saberá indicar o melhor alimento com o melhor custo benefício para seu animal de estimação.

 

Bruno Zarro Domiciano

 

petville-logo-gazeta-de-iracemapolisLoja 1: Av. Piracicaba, 214 – Vila São João – (19) 3443.8105 – Limeira
Loja 2: R: Cap. Paulo Simões, 482 centro – 3456.5026 – Iracemápolis
[email protected]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.