Volta às aulas: Com alta nos preços dos materias é preciso economizar


Publicado em 3 de fevereiro de 2017

Começo de ano letivo é sempre a mesma coisa: a escola entrega uma lista gigantesca e os pais gastam horrores com as compras.

Em uma época onde as despesas aumentam com pagamento de IPVA, IPTU entre outros gastos, a compra do material escolar das crianças pesa no orçamento familiar e, este ano a inflação elevou ainda mais o valor dos produtos. Uma pesquisa do Procon ( Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) São Paulo, apontou que o preço aumentou 450% em relação ao ano passado. É preciso economizar na hora de comprar se não quiser estourar o orçamento, o que não é muito fácil diante das vastas opções de mercadorias disponíveis no mercado. Porém , há opções para todos os gostos e bolsos.

Em uma breve pesquisa nas principais papelarias de Iracemápolis, constatamos que é possível comprar uma lista de materiais básicos, de marcas não famosas, com R$ 50. A mesma lista com produtos com estampas de personagens sai por volta de R$ 200.

Optar por produtos que não levam os nomes de personagens famosos, pois segundo especialistas, as estampas deles, encarecem até três vezes o material, pesquisar preços, comprar por atacado e reutilizar o que sobrou do ano anterior, são dicas que podem ajudar na hora de economizar.

Também é preciso ficar atento à lista de materiais que a escola manda, pois há itens que são proibidos por lei de serem solicitados como: cartuchos de impressora e itens de higiene pessoal, por exemplo. Marcas e local de compra também não podem ser impostos pela escola, que também não pode estipular uma data limite para a entrega dos materiais.

A principal dica dos economistas na hora das compras é não se deixar levar pelos atrativos da moda e o consumismo, mas focar na necessidade para que não haja gastos desnecessários.

Seguindo estas dicas simples, é possível comprar o material das crianças sem sair do orçamento.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.