Vou assistir a Copa, sem remorso


Publicado em 25 de abril de 2014

Ai meu Deus, lá vêm eles de novo! Lá vêm eles de novo! Leitores (as) vou assistir os jogos da copa do mundo. Vou assistir porque gosto de futebol, sempre gostei e desde que me conheço por gente pratico este esporte. Nós Brasileiros, pelo menos a maioria, nos identificamos com o futebol. Na literatura são inúmeros exemplos que explicam esse fenômeno. As explicações nos remetem às nossas raízes. “Veneno Remédio, o futebol e o Brasil” de José Miguel Wisnik é uma dica de leitura. Não tenho nenhum problema com quem não gosta de futebol e é contra o evento no Brasil, ou com aqueles que mesmo gostando acham um disparate o evento num país com tantos problemas. Cada qual tem sua visão e interpretação das coisas e todos devem ser respeitados. Cada um tem suas referências para o bem ou para o mal. Acho cândido a opinião de quem acha que não haverá copa. A não ser que joguem um avião sobre algum estádio vamos ter copa sim senhor. O evento copa do mundo envolve muitos interesses, não só nacionais como internacionais. É de uma complexidade enorme. Vou assistir a copa porque entendo que “pegaram a copa pra Cristo”. Os problemas citados pelos “anticopa” são ha muito tempo conhecidos. E ninguém se manifestou antes. Desapropriações feitas para a construção dos estádios, a questão dos legados, os problemas da autoritária FIFA, e principalmente os problemas para a classe trabalhadora. Então vos digo, vou assistir a copa.

Vou assistir porque penso que muito discurso tem teor político embutido. Tem gente se aproveitando do momento. Onde estão esses preocupados com a desapropriação quando os movimentos populares de verdade desse país, como o dos “Sem terra”, que há anos sofre de todo tipo de desvirtuamento das verdades e todo tipo de preconceito, clamam por justiça? A classe trabalhadora cresceu muito nos últimos anos no Brasil, porque não citam isso? E sobre a pobreza e diferenças sociais? Elas têm diminuído em nossas terras, e isso nem sequer é citado. Somos a oitava economia mundial. Será que estamos incomodando alguns países da Europa? Quanto à gastança e a FIFA, não sejamos ingênuos. Faz parte da estrutura mundial, da política econômica global. Vou assistir a copa porque acredito piamente que o buraco é mais embaixo. Vamos assumir! Nós, seres humanos, somos péssimos gestores. É impossível e utópico pensar em justiça plena. A conjuntura global não permite isso. O capitalismo não permite isso. Vou assistir a copa porque “os investimentos em meios bélicos no mundo chegou a 1,63 trilhões em 2010, e estamos quase em 2015”.

“Com a despesa mundial em armamentos durante 2010, se poderia manter 212 milhões de crianças de aproximadamente um ano, ao custo médio necessário em um país desenvolvido europeu. A manutenção estimada por criança ali, segundo fontes extraoficiais, é de 4.715 dólares ao ano, enquanto o investimento em meios bélicos aumentou em 2010, globalmente, a 1,63 trilhões de dólares.

Nove milhões de crianças morrem de fome anualmente no mundo. Os cem maiores fabricantes mundiais de armamento, exceto a China, venderam 401 bilhões de dólares de produtos bélicos em 2009, com recorde para os Estados Unidos, cuja demanda governamental continua se elevando”. Não se trata de confundir “as bolas”. Sejamos francos, o globo terrestre é um só, nós criamos as fronteiras. Não acredito em revolução de sofá. O sofá só serve para assistir aos jogos da Copa. É o que vou fazer, sem remorso, sem lamentação, sem culpa, sem arrependimento e com a camisa da seleção brasileira.

Fonte dados despesas bélicas: Prensa Latina

Imagem: retirada da Internet

Imagem: retirada da Internet

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.