Vou me “Impeachmentar”


Publicado em 20 de março de 2015

André Capucci, dentista aposentado, estava na sacada de seu apartamento quando viu os manifestantes pendurando os bonecos da atual presidente e do ex-presidente do seu país num viaduto, simulando o enforcamento de ambos. André pensou: “Para que tanto ódio? Isso não é democracia. Isso é atitude de Xiita. Essas mesmas pessoas quando se deparam com cenas de radicalismo do mundo Islâmico falam que lá são todos loucos, desvairados, radicais. Será que esses mesmos, se houvesse uma oportunidade, não decapitariam pessoas apenas por divergências políticas? Pra onde vai meu Brasil? A coisa não anda boa é verdade, mas esse tipo de atitude só serve para dividir ainda mais as pessoas. É uma falta de respeito total aos que democraticamente pensam de forma diferente, o protesto é de direito, mas tudo tem limite”.

Luis Rossi, servente de pedreiro, tomava uma cerveja num boteco quando o repórter anunciava o começo da aglomeração na principal avenida da capital do seu estado. Flashes de cartazes pululavam na tela brilhante da tv: Fora Corruptos! Governo ladrão! Bandidos da Nação! Raimundo pensou: Ochê! Ou to míope, ou não to vendo um pretinho no meio dessa branquelada. Os cara tem tudo na vida e tão reclamando? Corrupto? Desde que nasci convivo com corrupto no governo, nas firma que trabaiei. Meu atual patrão tem uma empreiteira. Vive com acordo daqui e dali nas prefeitura. Mai pagá os burro de carga direito nem pensa né. Tá tudo errado. Quem tinha que protesta nesse país somos nói, a pobrada”.

Romeu Neto Ferraz, jornalista, andava com sua nova bicicleta pela pequena cidade onde residia e ao passar pela Praça da matriz se deparou com uma pequena movimentação. Eram no máximo quinze pessoas protestando. O que lhe chamou a atenção foi um cartaz com os dizeres: “intervenção militar Já”. Quem empunhava o cartaz era uma senhora, poeta da cidade e muito religiosa, que sorria ao gritar a frase ao lado de uma criança de no máximo dez anos. Jamile pensou: “Meu Deus, a que ponto chegamos? A raiva está no rosto das pessoas! Será que aquela senhora tem noção do que está dizendo? E pior, ao lado de uma criança. Quanta irresponsabilidade. Alguém contou pra ela que os militares mataram, torturaram, e mandaram embora do país milhares de pessoas. Poetas inclusive. Houve perseguição. E pior, foram corruptos também, justamente contra o que estão protestando”.

Jesus Cristo lá do céu, olhando as manifestações políticas de ambos os lados, vendo tanta cólera, desespero, fel, furor, fúria, gana, indignação, ira, irritação, raiva, rancor, sanha, zanga, abominação, animadversão, animosidade, antipatia, asco, aversão, desafeto, embirração, encarniçamento, execração, fastio, horror, hostilidade, implicação, implicância, inimizade, malevolência, malquerença, nojo, odiosidade, ojeriza, repelência, repugnância, repulsa, repulsão entre as pessoas, pediu o seu próprio Impeachment.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.