Fala Povo – Vivemos em uma sociedade machista?


Publicado em 5 de março de 2021

Vivemos numa sociedade machista, sim ou não?

 

Rafael

Acredito que sim, pois o padrão seguido no subconsciente coletivo, apesar dos avanços nas últimas décadas, ainda demonstra sinais de machismo quando percebemos que certos comportamentos são mais julgados nas mulheres que nos homens. O próprio homem acaba sendo vítima desta estrutura social machista também quando deixa de cumprir funções que são consideradas “coisa de mulher”, tudo reflexo do preconceito perpetuado há séculos na sociedade.

Rafael Muniz, 30 anos

 

Marcia

Aos poucos, as mulheres foram conquistando seu espaço, mas ainda vivemos em uma sociedade machista, infelizmente. E isso envolve questões no mercado de trabalho, representação política e outras esferas. Precisamos falar ainda da questão da violência sexual, física e psicológica, inclusive doméstica, que afeta mulheres. Esse é momento de refletir e buscar mudar o cotidiano, começando romper essa cultura e olhar para a mulher como mãe, esposa, filha e irmã e, ainda, a defender seus direitos.

Márcia Baldini, 40 anos

 

Dalila

Sim, vivemos. Basta observarmos que ainda há muita distinçao dos papéis de género, muitas vezes privilegiando mais os homens na sociedade. Além de ainda existirem altos índices de casos de violência contra as mulheres. Porém, o machismo alimenta um comportamento opressor que afeta também os homens. E precisamos urgente nos reeducar dentro de uma perspectiva de igualdade de género e de relacionamentos mais saudáveis.

Dalila Lamontagna Mouro, 36 anos

 

Julia

Sim, vivemos. Posso dizer por eu mesma, que me formei em mecânica automotiva e agora estou cursando engenharia em salas onde a porcentagem de mulheres e´ mínima. E ainda somos motivo de chacota por entrar em ramos que foram marcados como “trabalho de homem”. Toda piada machista eu transformo em motivação e quebra de estereótipo.

Julia Lopez Cruz, 20 anos

 

Matheus

Sim, não há dúvidas em relação a isso. Hoje por mais que as mulheres “conquistaram” seu espaço na sociedade ainda vemos o quão difícil é ser mulher numa sociedade onde homens e mulheres têm a mesma função dentro da empresa, porém, recebem valores diferentes. Esse é apenas um exemplo dentre todas as ações machistas que ainda estão enraizadas na sociedade atual e precisam ser retiradas.

Matheus Augusto Magrin, 16 anos

Os comentários estão desativados.