Grupo oferece tratamento e apoio a quem busca parar de fumar


Publicado em 30 de abril de 2022
Equipe conta com psicóloga, dentista e farmacêutica, visando o acolhimento, além da questão da saúde (Foto: Divulgação)

Equipe conta com psicóloga, dentista e farmacêutica, visando o acolhimento, além da questão da saúde (Foto: Divulgação)

Moradores de Iracemápolis que buscam parar de fumar podem contar com o apoio de um grupo com profissionais de saúde que oferece tratamento e apoio. As reuniões ocorrem todas as segundas-feiras, das 7h as 8h, na Unidade de Saúde Dr. Ângelo Arlindo Lobo (Centro Odontológico).

Há dois meses longe do cigarro, Josefa da Silva Oliveira, de 77 anos, recebe o apoio do grupo. “Eu precisava parar, procurei ajuda médica e conheci o grupo de apoio. Eu fumava desde muito jovem e, hoje, estou conseguindo ficar longe. Esse apoio é muito importante”, citou.

Aos 60 anos, Nice Cunha fumou desde os 13 e, com o apoio das profissionais, está há um mês sem o cigarro. “Foi muito importante conhecer o grupo e receber essa ajuda”.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

A equipe conta com a dentista Zuleica de Almeida Pedroso, a agente de saúde Elza Pires de Menezes, a psicóloga Márcia Baldini e a farmacêutica Kátia Franco de Campos. Além disso, há o acompanhamento das estagiárias de psicologia Juliana Lopes e Karen Zaramello.

Para a psicóloga, a equipe busca oferecer um espaço de acolhimento. “Em muitos casos, existe a dependência emocional ligada ao cigarro. Buscamos apoiar no autoconhecimento, oferecer acolhimento e apoiar a busca de outras atividades que ofereçam prazer e de forma saudável”, disse Marcia.

Kátia explica que existe o tratamento via medicamentos e que, além dele, esse apoio mútuo é um diferencial. “Essa rede de apoio é importante pois as pessoas não se sentem sozinhas nesse momento”, disse a farmacêutica.

ABERTO A TODOS

Zuleica destaca que todos aqueles que desejam parar com o cigarro e desejarem fazer parte do grupo podem fazer contato na unidade de saúde. “As reuniões são semanais, das 7h as 8h. Podem vir com encaminhamento médico e, caso não tenha, é feito todo andamento necessário. Estamos de portas abertas para aqueles que desejarem buscar ajuda para dar esse passo”, complementa Zuleica.

O telefone da unidade é o 3456 – 3897, falar com a agente de saúde Elza.

Os comentários estão desativados.