Prefeitura inicia projeto de reestruturação do ecoponto


Publicado em 19 de março de 2021
Isolamento da via e início dos trabalhos no ecoponto (Foto: Divulgação)

Isolamento da via e início dos trabalhos no ecoponto (Foto: Divulgação)

Entre os pontos mais críticos encontrados pela administração da prefeita Nelita Michel, no início deste ano, está a situação do ecoponto municipal. Para a solução do problema, que vai muito além da retirada dos itens, um plano de reestruturação do ecoponto começou a ser colocado em prática.
Dados mostram que, em janeiro, o espaço apresentava 1.200 toneladas em resíduos e o contrato assinado em 2020, com a empresa responsável atualmente, prevê a retirada de 400 toneladas ao mês. É importante destacar que a empresa tem cumprido o contrato, fazendo as retiradas previstas em documento.
Muito além da limpeza do local, a Prefeitura de Iracemápolis trabalha desde o início do ano em projeto de reestruturação que envolverá melhorias físicas no espaço, ampliação de ações de fiscalização e educação ambiental quanto aos itens que podem e não podem ser enviados ao local.
Entre os problemas encontrados hoje estão: a derrubada das cercas de proteção do local, o que favorece que muitos entrem no espaço em dias e horários indevidos, a destinação de itens que não são permitidos no ecoponto, como lixo doméstico e há, ainda, indícios de que o espaço tem recebido moradores de municípios vizinhos para o uso indevido, além do acúmulo de itens que está sem solução há anos.
Hoje, a via que dá acesso ao ecoponto, Rua Jones José Incherpe está sinalizada para início das manutenções necessárias. A cerca será reconstruída e será instalada câmera para monitoramento, além de diversas ações para informar devidamente à população sobre o que será autorizado no espaço. Também haverá pessoas no local para fazer monitoramento quanto aos itens a serem depositados. Outro ponto importante é que lei vigente desde 2014 determina que munícipes façam uso de caçambas para retirada de grandes volumes de entulho. A Prefeitura destaca que o não cumprimento das regras irá ocasionar multa.

O QUE PODE
Podem ser destinados ao ecoponto resíduos de construção civil e entulhos em geral, troncos e madeiras em geral, picados e sem pregos, resíduos domiciliar reciclável (“lixo seco”), móveis, estofados, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, lâmpadas e Pilhas e baterias.

O QUE NÃO PODE
Não são permitidos resíduos de processo produtivo e comerciais de qualquer indústria, comércio e serviço, domiciliar comum (“lixo úmido”), orgânico, de qualquer tipo, animais mortos, poda e capina, hospitalares e serviços de saúde, agrossilvopastoris, de saneamento, de transporte e garagens, gesso e amianto, tintas, resinas, óleos, graxas e solventes de qualquer espécie e resíduos em estado semissólido, líquido e gasosos armazenados em recipientes.

Os comentários estão desativados.