Psicóloga, nutricionista e fisioterapia completam atendimento aos pacientes


Publicado em 26 de março de 2021
Alimentos são preparados por equipe em conjunto com a Educação (Foto: Divulgação)

Alimentos são preparados por equipe em conjunto com a Educação (Foto: Divulgação)

Além do acompanhamento com médicos e enfermeiros, os pacientes de covid-19 passaram a ter acompanhamento com psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista, que prepara as refeições de acordo com as necessidades de casa um. O objetivo da Coordenadoria da Saúde é oferecer o atendimento completo visando a recuperação daqueles que estão hospitalizados. Diante da falta de leitos na região para que esses pacientes fossem transferidos, a pasta viu a necessidade da criação de leitos. A partir deles, uma estrutura também foi pensada para garantir a qualidade do atendimento.

PSICOLÓGICO
O atendimento psicológico ocorre dentro da unidade, de acordo com a psicóloga Elizandra Rizzo, que também atende pelo CAPs. Para ela, oferecer esse momento de escuta para aqueles que estão hospitalizados é fundamental. A profissional tem experiência neste tipo de atendimento. Ela também atende aos profissionais da Saúde na linha de frente. “Além dos sintomas físicos, muitos apresentam sintomas emocionais e esse acompanhamento é fundamental. Além disso, iniciamos o acompanhamento com os profissionais de saúde. A equipe está em um momento de muita pressão e iremos trabalhar com eles também”, comenta.

NUTRIÇÃO
A nutricionista Gabriela Gomes Ribeiro cuida da parte nutricional dos pacientes hospitalizados. O acompanhamento é diário e a oferta da refeição ocorre de acordo com a necessidade de cada paciente. Os itens estão sendo preparados em uma creche municipal com o apoio da equipe da Educação seguindo todas as normas.

“Após a análise, são preparados os alimentos, embalados corretamente, e enviamos ao Pronto Atendimento”, comenta. São fornecidos café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar.

FISIOTERAPIA
São duas as fisioterapeutas que atendem no espaço: Roberta Luciano de Oliveira e Vitoria Pinheiro da Silva. De acordo com Roberta, a fisioterapia respiratória ajuda a manter e melhorar a capacidade respiratória dos pacientes. Esses profissionais fazem parte dos que compõem a linha de frente do combate ao coronavírus.

ASSISTÊNCIA 24 HORAS
O coordenador de Saúde, Juvenal Bapstistella Chiochetti, destaca que todos os pacientes estão tendo assistência 24 horas. “O objetivo é que eles tenham uma recuperação completa e mais rápida”, cita o coordenador. O corpo clínico também foi ampliado com dois médicos intensivistas. Continuam os dois clínicos atendendo no Pronto Socorro e, a partir de abril, serão três. Também foi criado o boletim médico, com os profissionais dando informações aos familiares diariamente. “Estamos fazendo nosso possível e impossível para cuidar dessas pessoas, porém, preciso destacar a necessidade das pessoas continuarem a se resguardar, evitando aglomerações e usando máscaras. A colaboração de todos é fundamental”, destacou.

A prefeita Nelita Michel destacou os esforços da Coordenadoria da Saúde, assim como o de todos os profissionais para que esses pacientes recebam o melhor atendimento. “Sempre irei agradecer a esse empenho, esses profissionais estão fazendo um trabalho fundamental, estão dando amor, apoio e acolhimento aos nossos munícipes. Nosso compromisso maior hoje é salvar vidas e nossa equipe está lutando com todas as forças para isso. Sou imensamente grata”, conta a prefeita.

Os comentários estão desativados.