06/04 Dia Mundial da Atividade Física


Publicado em 23 de abril de 2021
João Cleber Prof. de Educação Física, Especialista em Biomecânica do Movimento Coach de Crossfit, Empresário e Proprietário da Tribos Academia

João Cleber
Prof. de Educação Física, Especialista em Biomecânica do Movimento Coach de Crossfit, Empresário e Proprietário da Tribos Academia

A OMS define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer.

O termo “atividade física” não deve ser confundido com “exercício”, que é uma subcategoria da atividade física e é planejada, estruturada, repetitiva e tem como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico. A atividade física moderada e intensa traz benefícios para a saúde.

Em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (com idade entre 11 e 17 anos) não praticam atividade física suficiente.

A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e graves causados pelo Covid 19 e sua fundamental importância na recuperação das pessoas acometidas pelo vírus.

Por isso em tempos de Lock down onde academias, parques, quadras, campos e etc estão fechados dificultando a prática, não deixe de se movimentar mesmo que seja no quintal de sua casa. E que muito em breve possamos praticar atividade física todos juntos novamente!

Os comentários estão desativados.