1º de abril: história e curiosidades


Publicado em 1 de abril de 2022

Não só no Brasil, mas em vários países, a data 1º de abril é marcada como Dia da Mentira. E não é de hoje: há vários séculos é assim.

A verdadeira origem da data é desconhecida, mas duas hipóteses são as mais aceitas.

De acordo com o site history.com, alguns historiadores especulam que o Dia da Mentira surgiu em 1582, quando a França mudou do calendário juliano para o gregoriano. Por determinação do papa Gregório XIII, o novo calendário deveria começar em 1º de janeiro, em vez da celebração anterior no final de março ou 1º de abril.

A mudança no calendário anual foi implementada pela França – mas, no restante da Europa, as pessoas continuaram a seguir o calendário juliano. Assim, aqueles que não assimilaram o uso do novo calendário e acabaram celebrando o Ano Novo em abril foram marcados como “tolos”. E um dia especial para os tolos passou a existir.

Segunda hipótese: de acordo com o site britannica.com, o costume se originou na França na mesma época, mas não por causa exclusiva do papa. Segundo essa versão, o rei francês Carlos IX decretou que o ano novo não começaria mais na Páscoa, como era comum, mas em 1º de janeiro. A justificativa era que a Páscoa era lunar e, portanto, uma data móvel. Aqueles que continuaram a seguir o velho calendário e a comemorar o ano novo em abril foram as primeiras vítimas do Dia da Mentira.

Conforme o site revistaplaneta.com, fonte deste editorial, a celebração pode apresentar diferenças de país para país, mas, em resumo, a essência é sempre a mesma.

Os comentários estão desativados.