34% dos imóveis têm débitos tributários com o Município
Publicado em 9 de agosto de 2019
Um levantamento do setor municipal de Tributos aponta que, em Iracemápolis, 34,1% dos imóveis têm algum tipo de débito com o Município – como dívida de IPTU e outras taxas de serviço.
Isso significa que, a cada três imóveis, um está em situação de débito e inscrito em dívida ativa, o que possibilita cobrança judicial.
Em termos financeiros, a arrecadação que o Município deixa de ter está acumulada em R$ 7,9 milhões. Só de IPTU, são cerca de três mil imóveis com pendências.
REFIS
Contribuintes que estão em atraso com o pagamento de impostos e taxas, como IPTU, ISS, água e esgoto, têm uma boa oportunidade para quitar a dívida.
A Prefeitura segue com o “Refis 2019″, um programa de recuperação fiscal que ajuda a quitar o débito. Para acerto à vista da dívida, o desconto é de 100% em multas e juros, e o pagamento pode ser feito até 30 de setembro.
Outra possibilidade é parcelar a dívida em três vezes, com desconto de 85% em multas e juros. Nesse caso, o pagamento da primeira parcela pode ser feito até 25 de outubro, com as outras duas ficando para 25 de novembro e 25 de dezembro.
Para pessoa física, o valor mínimo da parcela é de R$ 50. No caso de pessoa jurídica, o valor mínimo é de R$ 100.
O Município já encaminhou o informativo de débito para dois mil contribuintes com IPTU atrasado e segue enviando para aqueles em débito também com ISS e água.
Interessados em acertar a dívida podem procurar o setor de Tributos de segunda a sexta, das 9h às 16h, com documentos pessoais. O atendimento é no Paço Municipal, na Rua Antônio Joaquim Fagundes, 237, Centro.
BENEFÍCIOS
Quitar o débito em atraso traz benefícios para todos. Por parte da Prefeitura, é uma oportunidade de ampliar a arrecadação para investimento em diversos setores. Para o contribuinte, pode ser a solução para ficar com o nome limpo e se tornar habilitado a fazer, por exemplo, financiamentos bancários.