Histórico: Iracemápolis recebe comitiva chinesa da cidade de Baoding para assinatura de carta de intenção de cidades-irmãs
Publicado em 29 de março de 2025
Na manhã da quarta-feira, dia 26, a prefeita Nelita Michel e o vice-prefeito Chicão Rossetti participaram do evento solene de assinatura da Carta de Intenções para formalizar o protocolo de cidades-irmãs entre Iracemápolis e Baoding (China). O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Iracemápolis.
Estiveram presentes no evento o secretário do Partido Comunista Chinês, Dang Xiaolong, representando a cidade chinesa. Ao lado de Nelita, para recepcionar a comitiva, estavam diversos vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Jean Ferreira.
Além dos emissários políticos de Baoding, a comitiva contou com a presença de diversos empresários chineses de setores variados, como alimentício, têxtil, transportes e energia.
Dang afirmou que, assim que concretizado, o acordo trará diversos benefícios para ambas as cidades, em áreas como inovação, investimentos e cultura. “É um momento histórico para nossa cidade. Temos o orgulho de assinar um acordo que trará investimentos e muitas oportunidades de intercâmbio com essa grande cidade chinesa”, destacou a prefeita Nelita.
“Acredito que poderemos em breve, trazer investimentos, parcerias e principalmente um intercâmbio cultural com a China, que é uma grande parceria comercial do Brasil”, destacou Wilson Silva, Secretário de Desenvolvimento.
Cidades-irmãs
O protocolo de cidades-irmãs tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente no âmbito econômico e cultural, permitindo que cidades de diferentes regiões geográficas ou políticas estabeleçam laços de cooperação.
Um dos principais motivos do interesse na formalização das relações com Baoding é a chegada da montadora GWM, cuja sede-matriz e maior planta industrial no mundo estão localizadas na cidade chinesa, enquanto em Iracemápolis, a empresa tem a primeira fábrica no Brasil e no ocidente.
Representantes da montadora estiveram no evento, entre eles Andy Liu, executivo da GWM, e Richie Wang, diretor da planta da GWM em Iracemápolis. Richie destacou que a GWM está feliz em contribuir para o fortalecimento da parceria entre as cidades.
A empresa iniciará a produção de veículos em Iracemápolis no primeiro semestre de 2025. Segundo Wang, a previsão de produção anual, que era de 21 mil unidades, foi ampliada para 50 mil carros por ano. A expectativa é que, com a fábrica em pleno funcionamento, sejam gerados até 2 mil empregos diretos e indiretos, sendo 900 deles já em 2025.
Baoding está localizada na província de Hebei, a 140 km de Pequim, e desempenha um papel estratégico como portal sul da capital chinesa. Com mais de 3.000 anos de história, a cidade tem cerca de 11 milhões de habitantes e é reconhecida mundialmente como berço de diversas empresas dos setores de tecnologia, alimentação, agricultura e têxtil.