A importância do combate ao câncer
Publicado em 27 de novembro de 2015
O câncer é a segunda principal causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para doenças cardiovasculares. Números do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, a cada ano, surgem no país mais de 50 mil casos de câncer de mama, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres, e 60 mil novos casos de próstata em homens.
Ainda há outros tipos de câncer que acometem a população, como o de pele, traqueia, brônquios, pulmão e cólon.
Por isso, o Brasil tem investindo em ações e programas na luta contra a doença. E cada vez mais são feitas campanhas de conscientização, ratificando datas como a de hoje, 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi criada em 1988 pelo Ministério da Saúde com o objetivo de conscientizar a população sobre tratamentos e sobre maneiras de prevenção.
Tudo isso para tentar barrar o avanço da doença. Apesar de muitas vezes o prognóstico não ser satisfatório, diversos óbitos podem ser evitados com o descobrimento precoce.
Em Iracemápolis, destaca-se o trabalho da Associação de Apoio e Prevenção ao Câncer, a AAPCI. Desde 2005, a associação atende portadores de câncer e dá apoio a familiares e cuidadores por meio de uma equipe técnica multidisciplinar que conta com assistente social, advogado, nutricionista, fisioterapeuta, podóloga e psicóloga.
Além disso, o portador da doença tem garantia da aquisição de medicamentos que não estão disponíveis na rede pública, suplementos alimentares, órteses, fraldas, cadeira de banho e cadeira de rodas. As mulheres que retiraram a mama recebem sutiãs especiais e demais necessidades especificas de cada usuário.