A variante Delta


Publicado em 13 de agosto de 2021

Vem crescendo o número de pessoas infectadas com a variante Delta do novo coronavírus. Cientistas que a estudam afirmam, em geral, que ela é pelo menos duas vezes mais transmissível que a cepa anterior. Para quem não sabe, a variante Delta é uma mutação, uma versão nova do Sars-CoV-2, causador da Covid-19. O Ministério da Saúde informou que já foram notificados casos em 12 estados brasileiros, num total de 570 confirmados. O balanço do Ministério da Saúde computou dados até esta terça-feira (10). O número é 98% maior, quase o dobro, na comparação com o balanço divulgado na semana passada, mostrando o rápido avanço da cepa no país.

O avanço da vacinação completa (e não só a primeira dose) é essencial para reduzir o caráter pandêmico e o perigo da variante. Quem é atento sabe: para além do marketing político dos governos, há toda uma situação ainda perigosa em nosso país. Para se ter uma ideia, nas últimas quatro semanas, triplicou a proporção da variante Brasil afora.

O fato positivo é que todas as vacinas aplicadas em nosso país são aprovadas pela Organização Mundial da Saúde e eficazes contra a variante em questão, desde que a imunização seja completa. Até não atingir a imunização completa da maioria da população, abrir a economia, retirar as máscaras e voltar “ao normal” é um risco que pode levar à morte.

Os comentários estão desativados.