A violência doméstica contra a mulher e a imagem dos clubes ou patrocinadores
Publicado em 6 de novembro de 2020
O esporte possui um impacto enorme na vida das pessoas, seja através da prática de atividade física, profissão ou mesmo no combate à exclusão, desigualdade social e violência, onde os projetos sociais trabalham a ideia de que a cultura e o esporte são grandes instrumentos redutores das marginalidades sociais. Portanto, torna-se indiscutível, que qualquer forma de violência, tem que fazer parte da discussão no esporte, e não poderia ser diferente no futebol, devido a importância da modalidade em nosso país, em virtude de sua exposição.
Com muita razão, nos últimos dias, ganhou grande repercussão o “caso Robinho” e revoltou as redes sociais, tanto que o Santos Futebol Clube tinha firmado um contrato com o jogador de cinco meses e suspendeu o contrato, e aparentemente muito em virtude da pressão social e dos patrocinadores que cobraram posicionamento do clube e chegaram a ameaçar tirar as verbas caso não fossem tomadas as providências.
Os patrocinadores pressionaram o Santos por uma rescisão de contrato e chegaram inclusive ameaçar a deixar o clube por não fazer parte da “política da empresa”. O caso é que, o Robinho não foi o único jogador envolvido em questões de violência doméstica ou contra a mulher.
Para aprofundar um pouco mais no assunto, o fato da política da empresa não concordar com fatos graves como violência contra a mulher, podem encerrar seus contratos sem gerar multas por não concordar com a contratação?
Assim como um clube de futebol, um atleta é uma marca e toda marca carrega uma responsabilidade de centenas ou milhares de interessados.
A reputação comercial no futebol é fundamental para a construção de uma identidade e consolidação da imagem de um clube, que por sua vez, deve se preocupar com a importância que existe em atrelar a sua marca a outras que de fato a enaltecem ou pelo menos não a prejudique.
Assim como um clube de futebol, de fato, não deve associar a sua imagem a patrocinadores que não têm uma boa reputação na sociedade, penso que não deveria associar também a atletas que possuem um histórico negativo, como é o caso do Robinho. Pois isso, com certeza, impacta negativamente na imagem e representa um prejuízo incalculável ao clube de futebol.