Ação do CAPS chama atenção para Luta Antimanicomial


Publicado em 30 de maio de 2022
Exposição e confraternização com os atendidos no espaço (Foto: Divulgação)

Exposição e confraternização com os atendidos no espaço (Foto: Divulgação)

O movimento da Luta Antimanicomial, é oficialmente lembrado no dia 18 de maio. O movimento teve início em 1987, dando origem a Reforma Psiquiátrica. Para lembrar a data e conscientizar, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) realizou uma confraternização e uma exposição de artes com os atendidos no espaço.

A equipe ressalta que, antes, as pessoas que sofriam de transtornos mentais eram excluídas da sociedade e do convívio familiar, sendo presas em manicômios por anos. O Movimento de Luta Antimanicomial defende que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, direito a viver em sociedade, além do direto de receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos. Evitando as internações em hospitais psiquiátricos, e se for realmente caso, que a internação seja breve.

A Lei 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental determina a instalação de serviços como o CAPS, Residências Terapêuticas, Centro de Conivências e outros.

O usuário da Saúde Mental que recebe acompanhamento psiquiátrico adequado e, de acordo com suas necessidades, juntamente com o apoio da família, tem maiores chances de ter uma qualidade de vida melhor, bem como trabalhar, estudar, constituir família e entre muitos outros benefícios. Por isso, comemorar essa data proporciona um momento de reflexão para a sociedade, sobre doença mental e os possíveis tratamentos.

Os comentários estão desativados.