Algumas dicas para se fazer uma compra segura na Internet


Publicado em 10 de janeiro de 2014

Comprar pela Internet hoje em dia se tornou uma prática comum entre a população. Com a chegada dos smartphones e tablets, a praticidade em adquirir um novo produto foi amplamente utilizada. Entretanto, com o crescimento dos meios de compra, cresceram também os golpes e ataques que exploram falhas dessas plataformas, o que faz com que muitos usuários fiquem desconfiados ao realizar a compra. Para você não cair no “conto do vigário”, segue algumas dicas:

Utilize o teclado virtual: Muitos programas espiões que infectam o computador capturam o que o usuário digita no teclado de seu computador. Utilizando o aplicativo Teclado Virtual é possível digitar dados como senhas e números de cartão de crédito sem utilizar um teclado físico, dificultando assim a captura do que é digitado. Sempre o utilize quando digitar dados sigilosos em qualquer site, quando a opção for ativa.

Verifique se o site possui um cadeado no rodapé: Quando um site é seguro, você vê um cadeado na barra de status na parte inferior da janela do navegador.

Verifique o Endereço do Site: Uma das maneiras que os hackers encontraram para extrair dados de usuários é clonar sites famosos e oferecer promoções absurdas para atrair a curiosidade das vítimas. A partir do momento que o usuário acessa este site, vírus e spywares podem ser instalados em sua máquina, complicando muito a vidado internauta. Outra dica importante é nunca clicar em links de promoção que são enviados por e-mail, pois é difícil garantir se quem o enviou é de fato alguém confiável e não infectado por um malware.

Lan Houses e Computadores Públicos: Não são recomendado para compras via Internet, pois muitos destes locais não possuem antivírus atualizados, sendo assim programas espiões e vírus podem estar instalados nestes computadores e lhe trazer problemas futuros.
Visite o site Reclame Aqui: Este site nada mais é que um portal que permite aos consumidores realizarem reclamações quanto ao atendimento, compra e venda de produtos e serviços que as empresas oferecem. O portal ainda permite que as empresas que estão recebendo a reclamação respondam aos consumidores, reportando o status do seu atendimento, de forma a resolver o problema.

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