Altas Discussões


Publicado em 4 de agosto de 2023

Assunto da Semana

Em uma semana em que pouco assunto chamou a atenção em nossa bela e singela Bate-Pau, alguns pediam que a atenção dispensada à Copa do Mundo de Futebol Feminino fosse a mesma que é dispensada ao evento masculino, mas a conversa foi pouca, porque as nossas “craques” não fizeram a parte dela e esta prosa fica postergada para 2027 e quem sabe teremos a Eloá entre as convocadas, já que a mesma está no plantel da Seleção Sub 13.

Coisas Que Não Mudam

Lembro que quando comecei a expor meus pensamentos neste periódico há mais de quinze anos, um dos meus questionamentos era sobre o horário de funcionamento das creches de nossa cidade.

Fim do Expediente

O expediente nas creches era (talvez ainda seja o mesmo) até as 17:00 h com 15 minutos de tolerância; o que dificulta muito para quem trabalha no comércio que o horário vai até as 18:00 h.

Inicio do Expediente

E a abertura dos portões para receber as crianças é às 6:45 h, o que dificulta para as pessoas que trabalham nas fábricas que geralmente tem o horário de entrada entre 6:00 às 7:00 h.

Cena Comovente

Relembrei tudo que questionei nas gestões dos prefeitos Zuza e Almeida porque ao passar esta semana em frente à uma das creches antes das 6:30h vi uma mãe encostada no muro, sentada no chão, e com um cobertor tentando aquecer a pequena criança naquela manhã que apresentava uma leve neblina.

Altas Discussões

Recordo que alguns questionavam meus dizeres dizendo que são Centros Infantis, e outros argumentos que não condizem com a realidade de quem precisa destes serviços; será que não seria possível ao menos abrir o portão e criar um espaço de espera para ajudar nas exceções.

Coleta Seletiva

Que a nossa coleta de lixo é um caso crônico de reclamação não precisa nem dizer; mas se nossa cidade tivesse um serviço de coleta seletiva de materiais reciclados, com certeza o montante de lixo acumulado seria muito menor, e consequentemente a coleta de lixo orgânico seria mais ágil.

Geraria Economia

Pelo que sei pagamos a coleta e descarte do lixo pelo peso coletado (não me perguntem como é feito a aferição); ou seja com menos materiais na caçamba do caminhão, o valor apurado para pagamento seria menor; e o valor do material dos reciclados poderia ter um destino mais nobre.

Cadê o Reciclar 2000

A gestão do ex prefeito João Renato não deixou muitas saudades, mas ao menos ele havia deixado um embrião de um projeto de coleta seletiva que perdurou até 2016 gerando rendas para alguns cidadãos e reduzindo o impacto ambiental.

Falta de Incentivo

Hoje o que vemos é algumas pessoas que recolhem materiais das mais diversas formas, e uma esquina no Distrito Industrial que as pessoas praticam a coleta seletiva caseira levam até o local e depositam na calçada.

Positivo ( + )

O Café de Mulheres que acontecerá pela primeira vez em Iracemápolis, é um evento da comunicadora Debby Salvi que acontecerá na próxima terça-feira na rua Carmen B. Fedatto 445 às 19:00h; o evento é gratuito mas é pedido uma colaboração da doação de leite que será revertido para a ARIL de Iracemápolis, e que levem um prato de doce ou salgado para a confraternização após o evento.

Negativo ( – )

Para este colunista que na última edição deu ponto positivo para a coleta de lixo porque naquela semana o serviço foi realizado a contento; mas a estrelinha dada ficou marcada porque nos últimos 15 dias tudo ficou como dantes no quartel de abrantes.

Os comentários estão desativados.