Alunos da Aril visitam o Teatro da cidade
Publicado em 15 de julho de 2016
No último dia 6, os alunos da Aril foram ao Teatro ver o filme “Zootopia – Essa cidade é o bicho”. Cerca de 50 pessoas, entre usuários da instituição e acompanhantes, participaram do passeio.
A proposta foi uma adaptação para pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pessoas com TEA encontram problemas em frequentar lugares como cinema devido a vários fatores. Pensando nisso, a equipe da Aril promoveu uma sessão adaptada para que pudessem frequentar ambientes do tipo sem se incomodar.
A adaptação foi direcionada ao som, que ficou em uma altura que não incomodasse, já que muitos apresentam sensibilidade auditiva. A iluminação ficou “meia luz”, e não tudo escuro, como é visto nos cinemas tradicionais. E o passeio contou com equipe e pais preparados para atender as necessidades.
O filme exibido aborda preconceitos. A ideia foi criar uma mensagem sobre a intolerância, questão que ainda hoje nos deparamos, muito disso relacionado a pessoas com necessidades especiais.
Além das pessoas com o diagnóstico de TEA, o cinema foi estendido a todos os usuários. O que se viu foi muita diversão e felicidade no rosto de todos que participaram.
Em nota à Gazeta, a equipe da Aril agradeceu a Willian Frank Gonçalves (da Associação Limeirense de Autismo), Marco Martinatti (técnico do Teatro), Sid Buck (vereador), Ângelo Denadai (da AMACI) e Usina Iracema.