Alunos da rede municipal terão acompanhamento médico dentro das escolas
Publicado em 27 de maio de 2023
As escolas da Rede Municipal de Ensino contarão com um ambulatório de saúde para acompanhar os alunos dentro do ambiente escolar. A iniciativa teve início nesta terça-feira, dia 23, faz parte do projeto “Ambulatório de Saúde Escolar”, inédito na cidade.
O projeto conta com um ambulatório especializado, em uma sala dentro das escolas, equipada com computador, maca, balança e outros aparelhos que serão utilizados por uma equipe formada por um médico, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem.
Essa equipe ficará responsável por dar continuidade ao trabalho de prevenção e promoção de saúde iniciado com o projeto ‘Saúde na Escola’. A iniciativa vai ampliar os indicativos coletados, oferecendo uma assistência mais ampla para as crianças.
Os alunos terão acompanhamento do peso, altura e acuidade visual, onde serão identificadas crianças obesas, hipertensas e diabéticas, além de tratar problemas como piolhos e a realização do teste para prática de atividades físicas. As carteiras de vacinação também farão parte do acompanhamento dos alunos, tudo com aval dos responsáveis pelas crianças.
A saúde bucal e auditiva, o perfil glicêmico, lipídico e renal além da introdução aos primeiros socorros e a hábitos saudáveis de higiene também serão alvo do trabalho da equipe médica nas escolas.
“A médica estará presente na escola duas vezes na semana, avaliando a saúde dos alunos que foram previamente examinados pela equipe de enfermagem. Englobando assim a consulta, as receitas e o encaminhamento para outros aparelhos de saúde quando necessário”, afirma o Diretor do Departamento de Saúde, Juvenal Chiochetti.
A equipe ficará nas escolas durante o período de aulas e atenderá exclusivamente os alunos da instituição no turno em que estiverem em aula. “Essa é uma iniciativa conjunta entre os departamentos de Saúde e Educação, que destina os esforços em melhorar a qualidade de vida de nossas crianças”, comenta Juvenal.
“Essa integração é muito importante, porque, com um acompanhamento médico exclusivo dentro das escolas, os alunos e principalmente os pais, vão ter uma maior segurança para focar no aprendizado”, destaca a Diretora do Departamento de Educação, Vilcéia Salvino.
O impacto desse tipo de projeto já poderá ser sentido muito em breve, com uma melhora do desempenho escolar das crianças. “Esse é um projeto pioneiro nesse tipo de cuidado com a saúde em âmbito municipal e mostra que o investimento em saúde deve começar desde a infância, para termos adultos mais saudáveis”, afirmou a prefeita Nelita Michel.