Alunos do João Ometto criam bolsa sustentável
Publicado em 6 de novembro de 2015
Um grupo de alunos da escola João Ometto montou a empresa Greenbag e está desenvolvendo um projeto pioneiro em Iracemápolis. Os estudantes conseguiram criar uma bolsa sustentável a partir de folhas de jornais. Os estudantes estão participando do projeto Miniempresa desenvolvido pela Junior Achievement, em parceria com o Ideli e o Grupo São Martinho.
De acordo com a aluna Pamela Almeida, diretora de finanças da empresa, a ideia da bolsa surgiu porque o grupo, além de querer colaborar com o meio ambiente, também queria confeccionar algo que fosse rápido e prático. “Nós gastamos cerca de uma hora pra finalizar a bolsa. É rápido e além de tudo ela é linda”, disse a estudante.
A presidente da Greenbag, Camila Carolina de Moraes, explicou que a empresa funciona como se fosse real. “Temos departamento de marketing, finanças, produção, recursos humanos e, por iniciativa nossa, criamos o jurídico que tem nos ajudado com contratos e toda a parte burocrática”, explicou.
Festa Nordestina
Na semana passada, o grupo esteve no gabinete do prefeito Valmir Almeida para propor a comercialização da bolsa durante a Festa Nordestina, que ocorre dias 7 e 8 deste mês.
“Os alunos estão desenvolvendo um projeto fantástico. Mostram competência e comprometimento e nós vamos ajuda-los cedendo o espaço para a comercialização. Eu conheci o produto desenvolvido, gostei e aprovei”, disse o prefeito.
Miniempresa
O programa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, realizadas nas escolas geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.
É um programa acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. No programa são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial por meio do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.