Após 13 anos, bens do hospital e salas terão destinação
Prefeitura vai emprestar equipamentos para Santa Casa e quer instalar CAPS
Publicado em 14 de novembro de 2014
O prédio do hospital municipal, onde funciona o Pronto Socorro, começou a ser erguido em 1988 e a inauguração ocorreu em 2001. Apesar de conter salas e equipamentos, o espaço nunca funcionou como um hospital, oferecendo apenas serviços de pronto atendimento.
Na última segunda-feira, um projeto do prefeito Valmir Almeida (PT), foi aprovado pelos vereadores. Ele autoriza que a prefeitura de Iracemápolis empreste para a Santa Casa de Limeira os móveis comprados para serem usados no Hospital Municipal.
A prefeitura definiu que irá usar todo o espaço do prédio. “A intenção é dar utilidade aos equipamentos que estão parados há anos, além de usar o espaço para outras atividades da saúde”, comentou o prefeito.
A construção do espaço que sediará o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já acontece no local, mas o projeto é de tornar o espaço em um complexo para a saúde.
Entre as propostas para a área, está a instalação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). “Também queremos instalar lá a central do PAD”, diz. O Programa de Atenção Domiciliar, segundo ele, já ocorre, mas será ampliado.
A prefeitura informou que manter os custos de um hospital é impossível para um município com o orçamento de Iracemápolis. Almeida conta que, neste ano, o município já investiu R$ 12 milhões na Saúde, que totaliza 36% do orçamento. “É mais do que é previsto, porém, ainda falta muito e não teríamos como manter um hospital”.
SANTA CASA
Entre os equipamentos emprestados, estão materiais para serem usados na UTI neonatal do hospital. De acordo com o texto, que foi aprovado com unanimidade, em duas discussões, os móveis serão emprestados à Santa Casa que ficará responsável por cuidar e entregar, quando necessário, nas mesmas condições que foram cedidos.