Aprovado Programa de Prevenção do Diabetes em Crianças e Adolescentes


Publicado em 7 de maio de 2021
Ralf Silva, autor do projeto de lei, destaca que objetivo é promover a prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes (Foto: Divulgação)

Ralf Silva, autor do projeto de lei, destaca que objetivo é promover a prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes (Foto: Divulgação)

Durante a última sessão, a Câmara de Iracemápolis aprovou, de forma unânime, o projeto que cria o Programa de Prevenção e Controle do Diabetes e da Anemia nas Crianças e Adolescentes matriculados nas creches e demais estabelecimentos de ensino da Rede Pública Municipal. O texto é de autoria do Vereador Ralf Silva (PL). Agora, o projeto de lei aprovado segue para apreciação e sanção da prefeita Nelita Michel. Após isso, a lei poderá ser colocada em prática pela Coordenadoria Municipal de Saúde.

Segundo o vereador Ralf Silva, este tipo de ação é de extrema importância, principalmente devido ao momento de pandemia pelo qual o mundo inteiro passa. “Como é de conhecimento de todos, o diabetes é uma das comorbidades que potencializam os efeitos da covid-19 nos pacientes e, em muitos casos, levando a óbito”, cita o autor da lei.

O diabetes é uma das doenças crônicas mais frequentes, atingindo mais de 7% da população brasileira, sendo a segunda doença mais comum na infância, com um número cada vez maior de diagnósticos de ambos os tipos de diabetes ao ano. Acredita-se que, das crianças nascidas depois de 2012, uma em cada seis meninas e um em cada oito meninos irão desenvolver diabetes ao longo da vida.

Ralf destaca que o projeto de lei busca a criação de uma política municipal de prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes, justamente com o intuito de fornecer mecanismos e informações à comunidade escolar, de modo a identificar os casos existentes e minimizar as consequências do desenvolvimento da doença.

“Acredito que o meu papel, enquanto vereador, é de servir a sociedade num todo, buscando propor ações que atinjam o maior número de pessoas possível. Este projeto tem tudo para alcançar um objetivo muito nobre, que é o de salvar vidas”, finalizou o vereador.

Os comentários estão desativados.