Aril completa 14 anos em Iracemápolis


Publicado em 21 de maio de 2021

No dia 8 de maio, a Aril (Associação de Reabilitação Infantil Limeirense) comemorou seu 14° aniversário em Iracemápolis. O aniversário foi comemorado de forma online, com a presença da prefeita Nelita Michel, do vice-presidente da Aril, Cássio Nogueira, de diretores, vereadores, conselhos municipais, equipe técnica, familiares e usuários. O evento teve a participação do padre Jhonatan Kaio de Melo, que parabenizou a entidade e ministrou uma benção. A assistente social e coordenadora da unidade, Giovana Tavares da Silva, comentou que a história da Aril começou com o objetivo de ir ao encontro das necessidades dos usuários que diariamente precisavam se deslocar da cidade para receber atendimento em Limeira.

Diante disso, a Aril foi somando forças e, em parceria com a prefeitura e com a Usina Iracema, a unidade de Iracemápolis foi inaugurada em 8 de maio de 2007. A missão da Aril sempre foi promover a qualidade de vida das pessoas com deficiência, desenvolvendo suas potencialidades, oferecendo atendimento de excelência na habilitação e reabilitação. Giovana informa que, mesmo diante do cenário de isolamento social, a entidade prosseguiu com seus trabalhos, não de forma presencial, mas com orientações aos pais e usuários or grupos de WhatsApp, tele-atendimentos, orientações individuais, entrega de e-books, com atividades que usuários realizam em casa, com orientação da equipe, orientações por redes sociais e outros.

Alguns atendimentos presenciais (individuais) estão sendo retomados, de forma gradual, seguindo os protocolos exigidos pela Saúde. Atualmente, a Aril de Iracemápolis oferece os programas:

• Reabilitação para crianças a partir de 0 anos, com atraso no desenvolvimento e também acompanhamento do desenvolvimento infantil. Os atendimentos são realizados diariamente por equipe interdisciplinar.

• CHTP (centro de habilitação e treinamento profissional) para usuários a partir de 16 anos, com deficiência intelectual, com o objetivo de proporcionar maior autonomia e independência, encaminhamento ao mundo do trabalho, trabalhos cooperativos ou manutenção temporária, de acordo com a capacidade produtiva de cada um.

• TEA (Transtorno do Espectro Autista), atendendo de forma interdisciplinar os usuários autistas, através de métodos que propiciem sua integração na família e na comunidade, bem como a melhoria na qualidade de vida, criando condições para o fortalecimento de seu desenvolvimento e independência, por meio de diversas áreas de atendimento.

• Qualidade de Vida: as atividades realizadas no projeto Espaço Qualidade de Vida atendem usuários com Deficiência Intelectual Moderada e Grave. O programa visa manter as habilidades já adquiridas ao longo da vida e se, possivelmente ampliar suas capacidades relacionadas ao fazer com maior independência e autonomia, além de estimular a atividade de vida prática e diária e o lazer. As atividades envolvem práticas de AVD’s (Atividade de Vida Diária) e AVP’s (Atividades de Vida Prática).

• Aprender Mais: atendimentos a usuários a partir dos 10 anos, com diversas deficiências, possibilitando e oportunizando melhor desenvolvimento pessoal, de forma a facilitar sua independência, autonomia e consciência social, participando de atividades funcionais que promovam suas potencialidades e proporcionando orientações as famílias.

O trabalho é realizado por equipe multidisciplinar composta por assistente social, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, estimulador e orientador pedagógico, psicólogo, professor de educação física, nutricionista, monitores e auxiliares, assistente administrativo, médico neurologista, auxiliar de transporte e auxiliar de serviços gerais, prestando atendimento com a mesma qualidade da Aril de Limeira.

Giovana comenta que o trabalho é gratificante. “Quando oferecemos o melhor de nós obtemos melhores resultados e é nessa perspectiva que devemos trabalhar, com seriedade, comprometimento e apoio as famílias e usuários, que tentam precisam de nós, principalmente neste período de pandemia. A Aril está de parabéns, pois sua missão sempre foi promover a qualidade de vida das pessoas com deficiência, desenvolvendo suas potencialidades, oferecendo um atendimento de excelência e mesmo diante do cenário em que estamos vivenciando, a Aril não pode parar. Quem quiser colaborar com a Aril, pode entrar em contato pelos telefones (19) 989704408 e 3456 3519. A entidade recebe jornais que são utilizados no trabalho com adolescentes. Quem desejar doar, recebemos na própria instituição, ou é só ligar que buscaremos”, finaliza.

Os comentários estão desativados.