Aril completa sete anos em Iracemápolis
Antes de ter uma unidade no município, pacientes eram levados a Limeira
Publicado em 16 de maio de 2014
Na última quinta-feira, 8 de maio, a unidade de Iracemápolis da Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril) comemorou sete anos de atendimentos. Atualmente, o espaço recebe 57 pacientes de diversas idades.
No dia do aniversário, a entidade realizou uma cerimônia para comemorar. Neça estiveram presentes o prefeito Valmir Gonçalves de Almeida, vice Denise C. Martin, vereadores Sidney Buck e Messias Humberto de Oliveira, o presidente da Aril José Carlos Tiengo Jr., diretor da ARIL José Roberto Piccinin, o vice-presidente Angelo Denadai, diretores de escolas municipais e representantes da Usina Iracema. Cerimônia contou com a benção do padre Vladmir Hergert da Paróquia Jesus Crucificado. Atualmente a sede funciona com 14 funcionários.
A assistente social e coordenadora da unidade em Iracemápolis, Karina Rodrigues Pasquoaleto, comenta que o trabalho realizado é muito gratificante. “Muitas vezes, quando os pais se deparam com o fato do filho precisar de um atendimento especializado, eles ficam sem saber como proceder. Aqui na Aril, eles recebem todo apoio para continuar firmes. Também percebem que os filhos serão bem atendidos”, diz.
A unidade da Aril em Iracemápolis foi inaugurada no dia 8 de maio de 2007, para oferecer atendimento a pessoas com deficiência intelectual e ou física associada. O objetivo principal da equipe era ir de encontro com as necessidades dos usuários que diariamente precisavam se deslocar da sua cidade para receber atendimento em Limeira. Dessa forma, a entidade consegue cumprir com sua missão de promover melhoria da qualidade de vida de seus usuários.
O prédio, que fica na Rua Pedro Chinelatto, Centro, foi cedido em comodato pela Usina Iracema, e foi reformado e adaptado pela Aril Limeira em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iracemápolis (CMDCA) e empresários da comunidade de Iracemápolis e Limeira.
PROGRAMAS
Na unidade, funcionam os programas de reabilitação com terapias individuais em fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, entre outros. Há também o Centro de Habilitação e Treinamento Profissional (CHTP) para adolescentes de acima de 16 anos. A Aril em Iracemápolis presta o atendimento com a mesma qualidade da unidade de Limeira. “Ter um espaço no município é muito importante especialmente para as crianças. Os pais, por sua vez, também ficam mais seguros já que não há mais a necessidade de viajar a outra cidade”, diz ela.
Em 2014 Aril passou a atender autistas
Há cerca de três meses a entidade iniciou o atendimento a autistas da cidade, segundo a coordenadora. Anteriormente, esses pacientes eram atendidos em Limeira e a Prefeitura foi comunicada que esse atendimento precisaria ser assumido. A necessidade de atender essas crianças, fez com que, em parceria, Prefeitura e a Aril passassem a promover esse atendimento. “Tudo é muito específico. Os trabalhos ocorrem de acordo com a necessidade de cada um”, contou. Segundo a Câmara Municipal, o subsídio repassado pela Prefeitura de Iracemápolis é de R$ 340 mil mediante Projeto de Lei nº 2077 de 18/12/13.
Quem quiser conhecer e ajudar o trabalho da associação pode entrar em contato pelo telefone 3456-3519. Segundo Karina, é possível contribuir com valores em dinheiro, mas a entidade também recebe jornais que são utilizados no trabalho com adolescentes.
Alunos do CHTP fazem homenagem às mães
Alunos do Centro de Habilitação e Treinamento Profissional (CHTP) da Aril, realizaram uma homenagem especial para o Dia das Mães. Eles foram para a Praça da Matriz entregar flores confeccionadas por eles e pela monitora Giovana. Essa homenagem ocorreu no dia 9, sexta feira, no período da manhã e da tarde. A população ficou encantada coma ação dos alunos.