Assunto voltou à tona: montadora chinesa estuda comprar fábrica da Mercedes


Publicado em 25 de junho de 2021
Negociações estão em andamento, afirmam fontes ligadas às empresas (Foto: Reprodução)

Negociações estão em andamento, afirmam fontes ligadas às empresas (Foto: Reprodução)

De acordo com o jornalista Dyogo Fagundes, em matéria publicada nesta semana no Motor1.com e no portal UOL, a Great Wall, uma das maiores montadoras da China, está bastante interessada na compra da fábrica de automóveis da Mercedes-Benz. De acordo com a agência de notícias Reuters, a marca planeja expandir a atuação para mercados além da Ásia e enxerga boas oportunidades na América do Sul. As negociações seguem em andamento diretamente com a Daimler, controladora da Mercedes.

“Temos um plano global de internacionalização das cinco marcas do grupo e estamos estudando várias regiões. A América do Sul, de fato, é um deles já com estudos avançados visando o aumento da participação. Estamos analisando muito seriamente o mercado da América do Sul, com foco no Brasil e Argentina”, disse um representante da Great Wall ao Motor1.com. A Mercedes, por sua vez, declarou que “continua a explorar diferentes opções para a fábrica”.

Inaugurada em 2016 em Iracemápolis, a fábrica foi projetada para produzir anualmente algo em torno de 20 mil unidades [mas nunca chegou nem perto disso]. Para justificar o fechamento, a Mercedes citou as difíceis condições do mercado e delicada situação econômica do Brasil. Eram fabricados na planta o sedã Classe C e o SUV GLA. De acordo com Dyogo Fagundes, se concretizada, a compra será mais uma importante aquisição global da Great Wall. Recentemente, a marca fechou negócio com a General Motors e adquiriu todas as operações industriais do grupo na Índia e na Tailândia. Na América do Sul, a empresa tem forte atuação comercial no Chile, que já é seu sexto maior mercado.

Os comentários estão desativados.