Assuntos gerais – 22/11/2019
Publicado em 22 de novembro de 2019
Sabesp
Há informações de que o presidente da Câmara, William Mantz, colocará o convênio com a Sabesp em votação ainda este ano. Caso passe pela Câmara, a prefeitura poderá assinar um contrato com a empresa para o tratamento de água e esgoto da cidade.
Prós x contras
Quem defende a concessão afirma que esse é o caminho para superar a falta de recursos públicos e garantir investimentos no setor, pois a cidade cresceu. Quem é contra, argumenta principalmente que a tarifa vai subir.
Para pensar
Tanto o ex-prefeito Valmir quanto o atual Fábio mostraram preocupação com o abastecimento da cidade daqui para frente. Valmir inclusive chegou a encomendar um estudo com a Odebrecht, que não avançou.
Técnica ou política?
A decisão sobre a Sabesp tomou proporção grande e mais do que uma decisão técnica é também um assunto político.
Reflexão
Ainda sobre o assunto saneamento, mas não mais falando de Iracemápolis, e sim do Brasil como um todo, a Folha de São Paulo mostrou que os deputados aprovaram o orçamento do Brasil para 2020 e que R$ 458 milhões serão destinados para saneamento básico. Por outro lado, o fundo eleitoral para financiar partidos terá orçamento de R$ 1,7 bilhão. Ou seja, o Brasil gasta muito mais com eleições do que com saneamento.
Sobre o tópico acima
A informação revela muito sobre o nosso país.
Febre maculosa
No dia 8/11 foi publicado aqui no jornal uma matéria onde duas profissionais da prefeitura deram orientações sobre a febre maculosa e informaram que havia três casos da doença na cidade, sendo duas mortes.
Delay
Curiosamente, a imprensa da região só deu conta dessa notícia nesta semana. Nosso jornal saiu na frente.