Atividade Física Pós Covid preciso ter “MEDO” ?


Publicado em 18 de junho de 2021
João Cleber Prof. de Educação Física, Especialista em Biomecânica do Movimento Coach de Crossfit, Empresário e Proprietário da Tribos Academia

João Cleber
Prof. de Educação Física, Especialista em Biomecânica do Movimento Coach de Crossfit, Empresário e Proprietário da Tribos Academia

Pessoas que praticavam exercícios antes de contrair a covid-19 estão se deparando com novos desafios ao retornar aos treinos. Isso porque a infecção causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2) pode deixar sequelas que prejudicam a prática de atividade física, como cansaço, fraqueza muscular, confusão mental, dificuldades para dormir. Há ainda risco de ter um problema sério devido a danos no coração e pulmão.

Mas, se você permaneceu com algum problema após a covid-19, não tenha medo de retomar a atividade física —desde que com liberação médica e orientação de um Profissional de Educação Física. Fazer isso o quanto antes, inclusive, é uma maneira de minimizar algumas sequelas e recuperar a qualidade de vida, como demonstra uma pesquisa brasileira publicada no periódico Frontiers in Physiology.

Segundo o doutor em ciências da saúde Paulo Gentil, um dos autores do estudo, a prática de exercícios pode ajudar a acelerar a recuperação do organismo pois estimula a imunovigilância, aumentando a quantidade de células de defesa do sistema imune e as tornando mais eficientes no combate a doenças. Fora o efeito anti-inflamatório crônico do próprio treino, importante para combater a inflamação sistêmica causada pela covid-19.

“A atividade física é um ‘remédio’ que auxilia no tratamento do paciente que teve covid-19. O treino deve ter uma carga adequada, pois tem o objetivo de melhorar a sua saúde, não o desempenho físico”, comenta Paulo Zogaib, médico especialista em medicina esportiva e fisiologia do exercício, chefe do ambulatório de avaliação da Medicina Esportiva da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Os comentários estão desativados.