Atividade física reduz risco de internação hospitalar pela Covid-19.


Publicado em 10 de março de 2021
João Cleber Prof. de Educação Física, Especialista em Biomecânica do Movimento Coach de Crossfit, Empresário e Proprietário da Tribos Academia

João Cleber
Prof. de Educação Física, Especialista em Biomecânica do Movimento Coach de Crossfit, Empresário e Proprietário da Tribos Academia

Uma pesquisa brasileira chegou à conclusão de que 150 minutos semanais de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de atividades intensas reduzem em 34,3% o risco de internação hospitalar pela Covid-19.

O estudo foi desenvolvido por profissionais da Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

A equipe avaliou questionários respondidos por 938 pessoas que tiveram Covid-19 e se recuperaram da doença. Desse total, 91 pessoas (9,7%) necessitaram hospitalização. Os resultados mostraram que as pessoas que praticavam a quantidade recomendada de atividade física por semana tinham um risco reduzido de hospitalização pela doença.

Além desse fator, aqueles que praticavam dois ou mais tipos de exercício, como andar de bicicleta e correr, tinham um benefício ainda maior. A redução do risco dessas pessoas foi de 46,2%. A associação permaneceu mesmo após serem contabilizados outros fatores, como idade, sexo, índice de massa corporal (IMC) e doenças pré-existentes.

A principal hipótese para esse efeito protetor da atividade física pode estar associada a redução da ECA 2, enzima utilizada pelo novo coronavírus para invadir as células. O exercício físico reduz os receptores de ECA 2 e diminui ações inflamatórias no corpo.

Ou seja, tomando os devidos cuidados de combate ao coronavírus, é possível ter qualidade de vida e ainda reduzir a probabilidade de complicações da doença.

Os comentários estão desativados.