Atividades ao ar livre x quarentena
Publicado em 10 de abril de 2020
Pessoas correndo, caminhando ou andando de bicicleta… Nunca observamos ou talvez por falta de atenção tão pouco notávamos tantas pessoas na avenida da cidade, centro de lazer ou estradas rurais. Afinal em tempos de confinamento podemos ou não sair para correr, caminhar ou pedalar?
Os mais críticos diriam pra quê? Fiquem em casa!
Aos praticantes as respostas seriam imediatas: Necessidade de respirar ar puro, tomar um sol e estimular a vitamina D, deixar o estresse lá fora ou ver gente mesmo que de longe…
Um documento da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre como se manter ativo durante a crise sanitária recomenda passeios a pé ou de bicicleta, mas sem desrespeitar o distanciamento físico para evitar a propagação do vírus. O texto ressalta a importância de lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel antes de sair, no local externo e assim que chegar em casa. Porém a entidade não recomenda a prática de exercícios em casos de febre, tosse e dificuldade em respirar.
É preciso seguir as autoridades locais sobre em quais espaços públicos a circulação é permitida. O ministro Luiz Henrique Mandetta recomendou por ora a saída para a prática de exercícios, destacando que o momento atual não é de lockdown — que seria o fechamento total das pessoas em casa, medida adotada em alguns países.
Em São Paulo, o decreto determinou que centros esportivos, academias e clubes da comunidade permaneçam fechados por tempo indeterminado.
“BOM SENSO” acredito ser a dica mais importante!