Aula de JUMP, 4 benefícios para o seu corpo


Publicado em 10 de julho de 2020
João Cleber Professor de Educação Física Especialista em Biomecânica do Movimento Coach de Crossfit Empresário e Proprietário da Tribos Academia

João Cleber
Professor de Educação Física
Especialista em Biomecânica do Movimento
Coach de Crossfit
Empresário e Proprietário da Tribos Academia

Se o seu objetivo é queimar calorias, definir a musculatura e participar de um treino super animado, saiba que uma aula de jump pode ser a opção ideal.

Essa modalidade — na qual o aluno utiliza um mini trampolim para realizar exercícios de alto impacto — virou unanimidade nas academias do mundo todo e tem o objetivo de unir tonificação muscular e diversão.

As aulas de jump abrangem uma série de movimentos e coreografias diversificadas, com diferentes intensidades, guiadas por um profissional.

Esse tipo de exercício aeróbico e dinâmico é embalado ao som de músicas animadas, o que ajuda a deixá-lo atrativo e intenso ao mesmo tempo.

Como já é possível imaginar, essa poderosa combinação resulta em diversos benefícios para o corpo.

Trouxemos os 4 principais proveitos que você pode tirar de uma aula de jump. Confira!

1. Eleva o gasto calórico

Esse é um dos maiores atrativos do jump. Por ser bastante intenso, ele pode gerar um gasto de 400 a 900 calorias em uma aula de 50 minutos — é claro que essa quantia depende da intensidade dos movimentos.

Porém, quanto mais familiarizado com o exercício, melhor o aluno consegue trabalhar as sequências dos movimentos e, consequentemente, maior é o gasto calórico.

Além da perda de medidas, o aluno também nota a redução da gordura localizada e da celulite.

2. Melhora a capacidade cardiovascular

Por ser um exercício aeróbico, o jump contribui para que os sistemas respiratório e cardiovascular trabalhem da maneira correta, transportando sangue e oxigênio nas quantidades ideais para o coração e para o corpo todo.

Conforme ocorre a melhora da capacidade cardiovascular, os músculos em atividade também passam a receber mais oxigênio e levam mais tempo para atingir o ponto de fadiga.

3. Trabalha a coordenação motora

Por mais simples que seja a exigência motora para a prática de jump, é preciso ter muita concentração para a realização dos movimentos.

Além disso, como ele é realizado com uma cama elástica, a postura deve ser correta para estimular o equilíbrio corporal.

Como o jump tem características de treinamento funcional, os músculos estabilizadores do corpo — abdômen e lombar — passam a ser ativados com força.

Com isso, quanto mais você pratica os exercícios, mais você desenvolve e aperfeiçoa o seu equilíbrio.

4. Aumenta a resistência e tonifica os músculos

Com a frequente participação nas aulas de jump, o aluno sente um aumento considerável da resistência e do condicionamento físico devido ao emprego mais eficiente do oxigênio no corpo.

Isso possibilita a realização de outras atividades físicas, incluindo a prática daquelas mais intensas e de maior duração — como a corrida, por exemplo.

O jump também trabalha e fortalece todos os músculos inferiores de maneira acentuada: quadríceps, parte posterior da coxa, panturrilha e glúteos. A prática constante deixa esses músculos mais resistentes e fortes graças ao esforço exigido nessa região.

Enquanto a academia não retoma as atividades que tal alugar um JUMP e fazer as aulas no conforto do seu lar?

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.