Bene: “Biometria passa a ser obrigatória em Iracemápolis”
Publicado em 15 de fevereiro de 2019
Para votar nas próximas eleições, o eleitor precisará ter feito obrigatoriamente o cadastro biométrico. Quem não fizer, além de não votar, terá o título cancelado.
Por isso, é importante ficar atento. O procedimento é simples: basta procurar o posto municipal do Cartório Eleitoral e registrar a assinatura e a impressão digital. Em Iracemápolis, isso é feito na Rua Dom Pedro ll, nº 130, no Centro.
Representando o posto do Cartório, a funcionária Maria Benedita Neves (Bene) concedeu uma entrevista para falar sobre o assunto.
O que é biometria?
A biometria é um dos métodos mais seguros para identificar uma pessoa. Ela está cada vez mais presente em aeroportos, agências bancárias e agora se tornou obrigatória nas urnas eletrônicas. Para votar, a pessoa vai precisar ter o cadastro no sistema eletrônico que faz a identificação por meio da impressão digital.
Como é feito o cadastro?
O cadastro é feito com a coleta das digitais e da assinatura. Para fazer, o eleitor deve comparecer ao posto do Cartório Eleitoral munido de documento de identidade com foto e comprovante de residência. Para os homens, se for o 1º título, é preciso levar o comprovante de quitação do serviço militar.
Por que o cadastro é importante?
A principal vantagem é a segurança. Com a biometria, não tem como um eleitor votar no lugar do outro, por exemplo. Isso torna o sistema de votação ainda mais seguro.
E se a pessoa não fizer?
O título é cancelado, ficando o eleitor impedido de votar. Além disso, a perda do título pode trazer outros problemas, como o impedimento de tirar passaporte, prestar concurso público e, a depender do caso, a pessoa pode até perder o CPF.
O atendimento é rápido?
Sim, são 15 minutos em média para ficar pronto.
Onde fazer o cadastro?
O posto municipal fica na Rua Dom Pedro ll, 130, no Centro. O atendimento é feito das 12h às 18h, de segunda a
sexta-feira.