Cadastro da biometria entra em fase final


Publicado em 29 de novembro de 2019
Bene: "Atendimento é no Cartório Eleitoral, na Rua Nicanor Ramos, 635, Jd. João Ometto" (Foto: Divulgação)

Bene: “Atendimento é no Cartório Eleitoral, na Rua Nicanor Ramos, 635, Jd. João Ometto” (Foto: Divulgação)

O prazo para realizar o cadastro da biometria em Iracemápolis está se esgotando. A informação é importante, uma vez que, para votar nas próximas eleições, o cidadão precisará ter feito obrigatoriamente o cadastro. Quem não fizer, além de não votar, terá o título cancelado.

O procedimento é simples: basta procurar o posto municipal do Cartório Eleitoral e registrar a assinatura e a impressão digital. Em Iracemápolis, o cadastro é feito na Rua Nicanor Ramos, 635, Jd. João Ometto.

Nesta reta final, o Cartório vai abrir em dias e horários especiais. Além do atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, haverá plantão aos sábados e domingos — nos dias 30 de novembro, 01, 07, 08, 14 e 15 de dezembro, das 8h às 14h. O cadastro se encerra em 19 de dezembro.

Representando o posto do Cartório, a funcionária Maria Benedita Neves (Bene) concedeu uma entrevista para falar sobre o assunto. Confira.

Qual a importância da biometria?

A biometria é um dos métodos mais seguros para identificar uma pessoa. Ela está cada vez mais presente em aeroportos, bancos e agora se tornou obrigatória também na urna eletrônica. Para votar, a pessoa vai precisar ter o cadastro no sistema que a identifica por meio da impressão digital.

Como o cadastro é feito?

O cadastro é feito com a coleta das digitais e da assinatura da pessoa. Para fazer, o eleitor deve ir até o posto do Cartório Eleitoral com documento de identidade e comprovante de residência. Para homens, se for o 1º título, é preciso levar o comprovante de quitação do serviço militar.

A biometria é segura?

A principal vantagem é a segurança. Com a biometria, não tem como um eleitor votar no lugar do outro.

E se a pessoa não fizer?

O título fica cancelado, ficando o eleitor impedido de votar. Além disso, a perda do título pode acarretar outros problemas, como impedimento de tirar passaporte, prestar concurso público e, a depender do caso, a perda do CPF.

O atendimento é rápido?

Sim, são 15 minutos em média para ficar pronto.

Onde fazer o cadastro?

O posto municipal do Cartório Eleitoral atende na Rua Nicanor Ramos, 635, Jd. João Ometto.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.