Calistenia: grupo une amizade e esporte no Centro de Lazer
Publicado em 10 de junho de 2016
A ideia de criar um grupo para praticar “calistenia” no Centro de Lazer surgiu dos amigos Luis Feliphe Dario Dias, Rodrigo Miranda, Gabriel Dias, Marcos Stradiotto, Jadiel Silva e Diego Delariva. Em outubro de 2015, eles tiveram a ideia de treinar juntos exercícios da modalidade, que é uma espécie de ginástica rítmica, sem uso de aparelhos, para dar beleza e vigor ao corpo.
À medida que os resultados foram aparecendo, eles foram aumentando a prática e hoje treinam diariamente. Com o tempo, o grupo também cresceu. Hoje é até difícil dizer ao certo quantas pessoas praticam ou fazem parte do grupo.
É o que conta Luis Feliphe, presidente e fundador do grupo. “Acredito que hoje mais de 100 pessoas praticam a calistenia como exercício principal”, diz. A Gazeta entrou em contato com ele para uma entrevista. Confira.
Que horário vocês se reúnem?
A maior parte dos integrantes se reúne diariamente depois das 17h e de sábado de manhã.
Qual é o objetivo?
É mostrar que se pode ter uma vida normal e conseguir um corpo definido sem sofrimento. Acabamos com o paradigma das dietas absurdas e de que as pessoas tem que passar fome para ser magro. A calistenia prova que pode fazer e comer tudo o que quer, sem passar dos limites, desde que se dedique aos exercícios. Outra coisa: há pessoas que não gostam de academias e espaços fechados, e elas têm a oportunidade de conhecer essa nova modalidade e ser mais uma praticante.
Qualquer pessoa pode fazer?
Há pessoas de 8 a 60 anos que treinam com o grupo. A idade não é problema desde que se treine corretamente e não ultrapasse os limites do corpo.
Quais exercícios são feitos?
Alongamento, caminhada, corrida… Um pouco de tudo, dosando a medida para obter os melhores resultados. A calistenia é um modo de treinamento sem uso de pesos adicionais, treinamos só com o peso do corpo e está mais do que provado que é eficaz. E treinamos o Street Wourkout, que são manobras feitas nas barras, argolas e paralelas: consiste em equilíbrio, força e concentração.
Quem quiser participar, a quem deve procurar?
Pode ir ao Centro de Lazer e treinar com o grupo, o espaço é aberto e sem cobrança de mensalidade. Uma vez por mês cada integrante doa 1 litro de leite para um órgão social. É a única coisa cobrada. O grupo visa a amizade e um novo conceito em treinamento. Todos somos capazes, só precisamos dar o primeiro passo.