Campanha contra a hanseníase será realizada na próxima semana
Publicado em 16 de janeiro de 2015
A Secretaria Municipal de Saúde vai promover, entre os dias 19 e 23 de janeiro, a campanha de combate à hanseníase. Durante este período haverá diversas programações nos postos de saúde da cidade visando divulgar e orientar as pessoas sobre os sintomas e tratamento da doença.
Na USF Maria Neves Alexandrino, haverá panfletagem e orientações nas salas de espera de consulta e nos dias 21 e 22 as agentes farão uma passeata, no período da manhã, pelas ruas do Jardim Lázaro Honório de Oliveira.
Também haverá panfletagem e visita domiciliar na USF Angelina Platinetti Massari, no Jardim Iracema. Além disso, as agentes farão visita nas escolas públicas para alertar a população sobre o combate a doença.
E na USF Dr. Angelo Arlindo Lobo, no Centro, os pacientes vão contar com panfletagem e visita domiciliar.
A DOENÇA
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Ela não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. Os principais sintomas são: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas acompanhadas de dormência; dormência nos pés, surgimento de caroços avermelhados ou castanhos na pele.
A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da doença é feito por via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos, denominado poliquimioterapia.