Campanha visa cidade mais limpa
Publicado em 17 de fevereiro de 2017
A Prefeitura tem feito um levantamento dos problemas que precisam ser sanados em áreas públicas de Iracemápolis. Em muitos locais, há lixo jogado de forma irregular e situações que precisam ser corrigidas. Os problemas também atingem áreas rurais.
Os setores de Defesa Civil, Serviços Urbanos e Meio Ambiente estão intensificando a fiscalização dos pontos mais críticos. Em conjunto, os coordenadores de cada setor planejam medidas de prevenção e estão organizando uma campanha de conscientização que deverá percorrer escolas, postos públicos e praças. O objetivo é trabalhar o conceito de “gentileza urbana”.
O conceito tem a premissa de que todas as ações de gentileza e solidariedade, por menores que sejam, são importantes para a cidadania. São atitudes simples, como, por exemplo, separar corretamente o lixo e evitar o descarte inadequado.
“Ao incorporar atitudes simples no dia a dia, é possível minimizar muitos dos problemas de limpeza urbana”, afirma José Eduardo de Almeida, que coordena a Defesa Civil.
O descarte irregular de lixo entope bueiros e traz problemas de saúde pública: atrai escorpiões, ratos e mosquitos, facilita a transmissão de doenças e vira abrigo de larvas do mosquito da dengue.
Serviços Urbanos
Reginaldo da Silva, do setor de Serviços Urbanos, lembra que todos ganham com o espaço público bem cuidado. Sem contar que os custos da Prefeitura com a limpeza urbana diminuem e, com isso, podem ser aplicados em outras áreas, como saúde, educação, área social e infraestrutura.
“O objetivo do prefeito Fábio Zuza é investir nos espaços públicos, como ruas, praças, jardins, iluminação e Centro de Lazer. Isso gera qualidade de vida”, disse.
O coordenador frisa, no entanto, que a tarefa não é simples. O Centro de Lazer, por exemplo, está bastante deteriorado, fruto da falta de manutenção periódica dos últimos anos.
Para resolver, são diversas ações a serem implantadas, algumas já iniciadas. A Prefeitura adianta que em breve irá divulgar um cronograma de trabalho mais detalhado.
“A administração irá direcionar a campanha, principalmente, à limpeza pública. Vamos precisar do apoio de todos. Manter o município limpo é um desafio coletivo, que precisa do trabalho conjunto entre órgãos públicos e população”, conclui.