Canil municipal reforça alerta contra o abandono de animais

O ato pode configurar crime


Publicado em 4 de março de 2023

Na última semana, o Canil Municipal de Iracemápolis registrou o abandono de dois animais nas dependências do prédio. Os casos aconteceram entre os dias 22 e 24 de fevereiro e estão sendo investigados pela Polícia Civil. Os animais abandonados estão sob cuidados do canil e sendo observados pelo veterinário responsável.

O prédio conta com câmera de monitoramento e vigilância que registraram o momento que os animais foram abandonados. Segundo a Diretora de Vigilâncias em Saúde, Vivian Graziela da Silva, as imagens foram entregues a polícia civil e os boletins de ocorrências foram abertos para apuração dos fatos.

Segundo o Estatuto de Defesa, Controle e Proteção das Populações Animais do Município de Iracemápolis e a Lei federal nº 9605, de 12 de 1988, o ato de abandonar ou soltar qualquer animal em vias, ou logradouros públicos é considerado maus tratos e pode configurar crime passível de multa e até prisão.

O canil municipal não configura como abrigo permanente de animais, mas tem a responsabilidade de retirar das ruas animais que possam apresentar risco a saúde da população, sob avaliação médico veterinária.

Os comentários estão desativados.